Pessoas que utilizam a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) já podem receber gratuitamente a vacina contra a hepatite A em Petrolina. A ampliação da imunização segue uma orientação do Ministério da Saúde e segundo a gestão, busca proteger esse público de formas mais graves da doença, que pode afetar especialmente adultos.
A vacinação está disponível no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na rua Tobias Barreto, no Centro da cidade, em frente ao Hospital Dom Malan. Para se vacinar, é necessário apresentar receita médica atual que comprove o uso da PrEP, além de um documento com foto, CPF e/ou Cartão SUS.
O esquema vacinal contra hepatite A é composto por duas doses, com intervalo mínimo de seis meses entre elas. A recomendação é válida para quem nunca recebeu a vacina. Quem já tomou uma dose deve completar o esquema, enquanto pessoas com as duas aplicações ou com exame que comprove imunidade (sorologia positiva para anticorpos anti-HAV) não precisam se vacinar novamente.
A hepatite A é uma infecção viral que atinge o fígado e pode causar sintomas como febre, náusea, dor abdominal e icterícia. A vacina é segura, eficaz e considerada fundamental para prevenir complicações mais sérias da doença.


