Usuários da linha de ônibus na Cohab Massagano enviam carta aberta pedindo melhorias

por Carlos Britto // 31 de maio de 2012 às 20:33

Indignados com a prestação de serviço do transporte coletivo, os usuários dos ônibus que fazem  a linha para a Cohab Massangano, zona oeste de Petrolina, enviaram uma carta aberta ao Blog pedindo  às autoridades competentes  esclarecimentos referentes ao controle de tráfego diário, ao cumprimento de horários, quantitativo e o tamanho dos veículos.

Confiram a carta:

Somos obrigados a chegar atrasados ao trabalho, ao colégio, às consultas e aos compromissos em geral. Para resumir melhor a situação, citaremos abaixo alguns itens que merecem destaque, ao mesmo tempo em que cobramos providências imediatas:

• Descontrole total de horários (não sabemos se o ônibus vai passar, se já passou ou quando vai passar);

• Retirada de veículos de determinado horário, sem comunicação prévia ao usuário;

• Veículos muito pequenos, que provocam amontoamento de pessoas, inclusive crianças e idosos;

• Discussões com os motoristas (pessoas que, equivocadamente, culpam os motoristas pelos problemas que enfrentamos diariamente):

• Pessoas com peso além da média (consideradas obesas) que ficam envergonhadas nos pontos de ônibus, sem coragem de pedir parada porque não têm como passar entre os passageiros, fato este que provoca constrangimentos entre as partes, porque pela excessiva quantidade de pessoas que se chocam dentro do ônibus, é impossível não se machucar ou pelo menos não se acotovelar uns com os outros… Isso sempre provoca situações constrangedoras e de desentendimentos. Atentamos para o seguinte: ESSE FATO NÃO ACONTECE UMA VEZ POR SEMANA… ISSO É VIVENCIADO DIARIAMENTE.

• Motoristas que dirigem o ônibus à mercê da sorte, pedindo ajuda para os passageiros devido a não ter nenhuma visibilidade. Somos acostumados a ouvir as seguintes frases: “Tem mais alguém pra descer? Posso sair? Posso fechar a porta? Gostaríamos de saber até quando vamos continuar sendo obrigados a pagar caro por uma prestação de serviço desse nível. Pedimos que alguém nos forneça esclarecimentos, visto que nossas passagens ou são pagas antes, ou durante, NUNCA DEPOIS. Não usamos cartão de crédito, muito menos mandamos anotar na cadernetinha de fiados.

• Trabalhadores que são tratados com indiferença pelos patrões, porque involuntariamente chegam atrasados ao serviço, muitas vezes sendo motivo de piadinhas sem graça, emitidas pelos próprios colegas de trabalho. Teríamos muitos pontos a serem levantados, mas acreditamos que os pontos citados são, no momento, os mais importantes.

Pedimos que os outros bairros da cidade de Petrolina também se manifestem, pois sabemos que todos os bairros (com exceção do Pedra Linda), também estão sofrendo os mesmos abusos e o mesmo desrespeito.

Todos os meses ouvimos dizer que uma nova empresa de ônibus está chegando em Petrolina, dizem até que esta empresa é de propriedade do mesmo proprietário da Menina Morena e Vale do Sol. Bem, para a população não importa quem é quem. O que importa é que seja prestado um serviço de qualidade e de forma respeitosa. O importante é que os usuários se sintam seguros e que todos possam usufruir dos serviços (pagos pelo passageiro), de forma igualitária, sem discriminações e sem estresse.

Vamos fazer valer os nossos direitos, afinal não é justo que uma cidade tão desenvolvida como Petrolina não seja abastecida por um Transporte Coletivo como realmente merece ser”.

Usuários da linha de ônibus do bairro Cohab Massangano

Usuários da linha de ônibus na Cohab Massagano enviam carta aberta pedindo melhorias

  1. jcsouza disse:

    O desrespeito não é só na cohab não. No Rio corrente não é diferente. Eles conseguem atrasar o primeiro ônibus (más eles estão no terminal) e qndo saem, imagine: Sai de dois a três ônibus juntos (circular, as vezes dois, e o via Ceap).

  2. NEWTON disse:

    MEU DEUS!!!
    COMO É QUE A POPULAÇÃO SUPORTA TANTOS DESMANDOS. COMO A POPULAÇÃO SUPORTA TANTA FALTA DE RESPEITO.
    COMO O ELEITOR É TÃO FACILMENTE ENGANADO COM PROMESSAS QUE DIFICILMENTE SERÃO CUMPRIDAS.
    VAMOS FAZER UM PROTESTO GERAL. ESTUDANTES. PROFESSORES, DONAS DE CASA, TRABALHADORES. ENFIM, TODOS NAS RUAS.

    METRÔ EM PETROLINA? DO JEITO QUE ESTÁ NO PANFLETO DISTRIBUÍDO AI PELAS RUAS?
    CADÊ A JUSTIÇA ELEITORAL PARA COIBIR ESSE TIPO DE FRAUDE ELEITORAL E ENGANAÇÃO?
    PELO AMOR DE DEUS!!!!
    SÓ ACREDITA NISSO QUEM CRÊ EM PAPAI NOEL, EM SACI PERERÊ E POR AI VAI….
    MEU POVO, POR FAVOR…………..
    É REVOLTANTE ESSA CARA DE PAU DO PREFEITO.

  3. verdao disse:

    MUITO BEM! PARABÉNS A ESSE USUARIO QUE TEVE A CORAGEM DE MANDAR ESSA CARTA E SE NAO RESOLVER SÓ TEM UM JEITO ENSENDIAR OS ONIBUS AI SIM ELES TOMAM UMA SOLUÇAO.É UMA FALTA DE VERGONHA A PESSOA PASSA MAIS DE 1 HORA NO PONTO ESPERANDO UM ONIBUS. SÓ TEM UM REMEDIO TOCAR FOGO NELES.

  4. Lilian Santos disse:

    Isso é a mais pura verdade, um bairro como esse em horário de pico com micro ônibus é uma falta de respeito.Isso precisa ser mudado com urgência.

  5. edicleia disse:

    Concordo com todas as queixas do amigo.Trabalho na cohab preciso pegar essa linha.É de praxe quase toda segunda feira só ter dois ônibus circulando e quando vem mandam o micronibus, deixando muita gente em pé do shooping até a cohab ou vice e versa.

  6. kara disse:

    Também essa EPTTC não tem moral mesmo nas linha de transportes coletivos, nossa isso é um absurdo.

  7. Antonio D. Barbosa de Amorim disse:

    Parabenizo os moradores pela carta aberta. A reclamação é oportuna. Os problemas pontuados vem se agravando cada vez mais e atingem todos os usuários do serviço na zona oeste. Chega de omissão. O poder público precisa agir. Não há mais o que esperar. Os trabalhadores estão sendo penalizados.

  8. Petrolina disse:

    Cadê a EPTTC que não faz cumpri seu papel que é fiscalizar as Empresas Vale do Sol , Menina Morena e Joalina.
    O diretor da EPTTC precisa mostra competência porque quando é para ter aumento de passagem ele sabe mostra serviço.
    Os cidadãos de Petrolina precisam de uma solução urgente porque do jeito que esta não pode fica. Quem é usuário dos referidos ônibus sente na pele a situação todos os dias.
    Isto e uma falta de respeito para com os usuários do sistema de transporte de ônibus de Petrolina.

    1. S-antinho disse:

      A EPTTC tá preocupada em multar a população, pois as empresas patrocinam a todos os candidatos a prefeito de Petrolina, seja FBC “Filho”, Júlio “Marketing” Lóssio ou Odacy “Rajada” Amorim … Só não patrocina ROSALVO pois esse a gnt patrocina, visto que é funcionário público e a gnt não o vê a atuar como tal, apenas de 4 em 4 anos concorrendo a cargos públicos quando obtém “legalmente” mais alguns meses de licença remunerada, né!?

  9. Maria disse:

    O problema não é só da região da Cohab Massangano e adjacências não, é em toda Petrolina.
    A Joalina também presta um péssimo serviço com atrasos, ônibus velhos e quebrados, não tem horário certo.
    Final de semana ou a noite, você ter um compromisso em que dependa de ônibus nessa cidade, esqueça, ou então saia muito mais cedo de casa.
    E isso vem se arrastando há anos e ninguém toma providência, nem o próprio povo que é o principal prejudicado toma atitude, viver reclamando ou escrevendo críticas não adianta.
    Assim como os usuários da Cohab Massangano fizeram esta carta, poderiam ser muito mais diretos: entrar com uma ação judicial contra as empresas e tenho certeza que toda a Petrolina que depende transporte coletivo iria apoiar e entrar junto nessa ação judicial. Aliás, há um tempo atrás foi socilicitado através desse blog mesmo a disposição de algum advogado que pudesse orientar em uma ação coletiva contra o sistema de transporte coletivo, mas parece que todo mundo tem medo de brigar contra os donos da Menina Morena, Vale do Sol e Joalina.

  10. Kaliane disse:

    São pouquíssimos os ônibus circulando na Cohab, daqui a alguns dias num vai ter é mais nenhum só pq eles pensam que como os ônibus dos outros bairros passam pela Cohab podemos pegar qualquer um… Realmente muito passageiros pegam os ônibus dos outros bairros mas, pegam pq não querem vir em um micro-ônibus lotado onde além das pessoas terminarem se machucando, se estressam no caminho e ainda andam com medo já que muitos motoristas pensam que estão carregando outra coisa que não seja pessoas…

    1. Leitora. disse:

      Amigo, pelo menos na cohab tem a possibilidade de passar outros onibus. No José e Maria e no Dom Avelar, nao passa nd, e quando chega a sucata, sempre esta lotado, principalmente na 2ª feira. Todas as empresas de onibus de Petrolina sao uma droga. So sabem lucrar as nossas custas.

  11. henrique disse:

    Palavras muito bem colocadas, nada além da verdade. Somos obrigados a engolir total desrespeito com a população de uma bairro enorme como o Cohab Massangano e que ajuda a eleger qualquer candidado a QUALQUER CARGO PÚBLICO. Está na hora de uma reação, afinal esse ano temos votação. Vamos lá moradores da COHAB MASSANGANO, vamos exigir nossos direitos.

  12. angela disse:

    Parabéns pela carta aberta. Não podemos continuar achando que tem que ser do jeito que eles querem. Somos trabalhadores, estudantes, usamos essa linha diariamente e realmente fazemos o pagamento à vista. Não somos obrigados a aceitar sermos transportados como bichos. O tempo da escravidão já passou. Somos livres e com força suficiente para lutarmos pelos nossos DIREITOS.

  13. CLEIA disse:

    ISSO É UM ABSURDO! QUANDO ISSO VAI PARAR? SOMOS SERES HUMANOS E NÃO BICHOS, TEMOS DIREITO A UM TRANSPORTE DIGNO, AFINAL DE CONTAS PAGAMOS POR ELE COMO PAGAMOS PELA NOSSA FEIRA, NOSSA ÁGUA, NOSSA ENERGIA, PLANO DE SAÚDE E TANTAS OUTRAS COISAS.
    EXIGIMOS PROVIDÊNCIAS. NÃO QUEREMOS VIOLÊNCIA, MAS EXIGIMOS RESPEITO.

  14. CLEIA disse:

    Está na hora de fazer valer nossos direitos de usuários dos ônibus da linha cohab massangano, afinal somos pagantes e não estamos exigindo nada que não seja do nosso direito. Parabéns pela carta aberta. Alguém tinha de ter essa iniciativa. Contem conosco para tudo que precisar.

  15. ANA MARIA disse:

    kkkkkkkkkkkkk,como se isso resolversse alguma coisa, os politicos não estão nem ai eles querem mesmo é o foto de cada um de nós para se eleger, o reste dandes

  16. Insatisfeita disse:

    Concordo e apoio totalmente a carta aberta, a cada dia que passa ou temos que madrugar nospontos de onibus para chegar no horario no trabalho,quem tem criança de colo sofre com o desrespeito dessas empresas, os onibus de tamanha menor são colocados em circulação sempre nos horarios de pico, isso não existe, a passagem em Petrolina e altissima comparada a capitais como Fortaleza por exemplo, que custa 2,00, Até onde vamos aguentar, nos moradores da Cohab temos que tomar atitudes mais drasticas, não estamos pedindo nenhum favor,pagamos pelo serviço e merecemos respeito. E vamos a mais um ano de eleição!!! Puliticos, Câmara de vereadores , se manifestem , mostrem que vocês tem voz com a população dos bairros que utilizam esse serviço mal prestado de transporte..!!!!!!

  17. ana disse:

    Sábias palavras. Precisamos tomar iniciativas como esta. Ninguem pode ser tratado como animal, quando nem os animais podem e gostam de ser mau tratados. A população da Cohab Massangano tem que reagir. Somos seres humanos e temos que ser tratados como tal.

  18. Santin do Pau-ôco disse:

    A EPTTC tá preocupada em multar a população, pois as empresas de transporte público daki patrocinam a todos os candidatos a prefeito de Petrolina, seja FBC “Filho”, Júlio “Marketing” Lóssio ou Odacy “Rajada” Amorim … Só não patrocina ROSALVO pois esse a gnt patrocina, visto que é funcionário público e a gnt não o vê a atuar como tal, apenas de 4 em 4 anos concorrendo a cargos públicos quando obtém “legalmente” mais alguns meses de licença remunerada, né!?

  19. Avant la Lettre disse:

    O pior é que no bairro Rio Corrente a situação é ABSURDA!!! Certo dia cheguei ao ponto de ônibus às 13h:15min e só veio a passar ônibus do Rio Corrente às 14:10 min. Havia quando cheguei uma senhora que aguardava ônibus via CEAPE desde as 12h:40min. O ônibus que veio 1h:30 depois era via Distrito. A situação está deprimente. Fora Menina Morena! Fora Vale do Sol! Chega dessas empresas com ônibus penhorados segundo dizem as más línguas. Ônibus que vêm de Minas Gerais com IPVA atrasado.

  20. Amadeu Fernandes disse:

    É um absurdo tantos problemas enfrentados por nos usuarios no transporte coletivo, passagens cara e falta de Ética entre nossos governantes, pois eles não tem preocupações pois andam com seus carros novos as nossas custas. Senhores que paga os ricos salários de vocês somos nos trabalhadores!!!Ajudem a população que sofre todos os dias!!!

  21. Felicia Carvalho disse:

    População Petrolinense e Juazeirense vamos nos UNIR, faremos movimentos, protesto e outras coisas pois é triste vc pagar R$2,25 e ser tão humilhados todos os dias!!!Chegar! Chegar!!!

  22. mary disse:

    deveriamos nos unir para acabar com esse pouco caso com os usuários de coletivo dentro de petrolina…. talvez eu tenha a solução…os moradores dos bairros fretarem carros alternativos e deixarem de usufruir da má qqualidade do trasporte em petrolina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários