A ordem de serviço para a construção do novo Hospital e Maternidade Regional Universitário de Paulo Afonso, no Norte da Bahia, foi assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues e pela secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, na última sexta-feira (7). O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Telio Nobre Leite, esteve presente, acompanhado do superintendente do HU-Univasf, Julianeli Tolentino, que representou o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Arthur Chioro; do pró-reitor de Gestão e Orçamento da Univasf, Francisco Pinheiro. O ato foi realizado no local onde será construído o novo hospital.
A solenidade também contou com a presença do prefeito de Paulo Afonso, Mário César Barreto Azevedo; dos deputados federais Daniel Almeida, Jorge Solla e Mário Negromonte Junior; do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Carlos Pires Brandão; e do juiz federal João Paulo Pirôpo, entre outras autoridades. Com investimento de R$ 149 milhões, a unidade será o novo Hospital Universitário da Univasf e sua gestão será executada pela EBSERH.
O hospital terá 165 leitos com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – adulto e neonatal, 7 salas cirúrgicas e 5 leitos de Centro de Parto Natural. A nova unidade hospitalar vai atender 53 municípios da Região Interestadual de Saúde Pernambuco–Bahia (PEBA). O hospital também será campo de ensino e pesquisa da Univasf e contará com auditório, salas de aula, sala de simulação realística e núcleo de pesquisa, contribuindo para a formação de novos profissionais de saúde. A expectativa é de que a construção da nova unidade hospitalar seja concluída em 18 meses.
O reitor Telio Leite destacou a importância do momento: “É um dia histórico, de muita importância para a região de Paulo Afonso. Nós sonhamos com esse momento durante os últimos dez anos. Agora, o novo hospital de Paulo Afonso terá sua obra iniciada”. Telio Leite ressaltou também que o hospital possibilitará uma grande transformação na região de Paulo Afonso. “A nova unidade será de extrema importância para a assistência à saúde da população e para a formação de profissionais em toda a região de Paulo Afonso”, completou.


