Nos dias 24 e 25 de outubro, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançará o Programa Institucional Práticas Profissionais Inclusivas (PPI). O evento, que acontecerá no citeatro da Univasf em Petrolina, vai apresentar o programa ao público, com rodadas de discussão sobre suas aplicações nos campos da Saúde, Educação e Terceiro Setor, além de duas surpresas especiais ao final. Profissionais, estudantes e o público em geral estão convidados a participar.
O PPI foi implantado em agosto de 2021 pela Univasf, por meio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). O programa, inédito no Brasil, tem como objetivo preparar estudantes de diversas áreas para atuarem de forma inclusiva, garantindo que profissionais estejam aptos a trabalhar com pessoas com ou sem deficiência. Além disso, busca assegurar que profissionais com deficiência sejam efetivamente incluídos no mercado de trabalho.
O programa utiliza a metodologia ‘Inclusão começa em Mim’, desenvolvida pelo NAI há mais de dez anos, que orienta práticas educativas e profissionais inclusivas. A iniciativa reforça que a Lei Brasileira de Inclusão só será efetiva quando as profissões forem realmente inclusivas. Mais informações e inscrições para o evento podem ser conferidas no site do seminário: Even3 PPI.


