Univasf abre inscrições para Encontro de Carreiras sobre mudanças climáticas

por Carlos Britto // 19 de setembro de 2025 às 13:32

Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para o 15º Encontro Semestral de Carreiras, que terá como tema ‘Mudanças Climáticas e o Rio São Francisco’. O evento é realizado pelo Laboratório de Carreiras e Desenvolvimento de Competências (LCDC) da Univasf e pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa). A programação será no dia 1° de outubro, das 18h às 22h, no auditório da biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE). As inscrições são gratuitas, abertas ao público em geral e podem ser feitas até o dia do evento através do site.

O encontro tem como objetivo proporcionar trocas de conhecimento sobre mudanças climáticas e o desenvolvimento, relações e modos de vida no semiárido brasileiro. A realização conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e da Comissão Pastoral da Terra Regional Bahia (CPT-BA). Também apoiam o evento o Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDeS), o Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap), ambos da Univasf, e o Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Gestão Socioambiental (PPGEcoH), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

A mesa redonda contará com a participação de Roberto Malvezzi (graduado em Filosofia, Teologia e Estudos Sociais), Lucivânio Jatobá (professor do Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Uneb), Rizoneide Gomes da Silva, educadora popular do Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras (CPP) e André Rocha (zootecnista coordenador de Projetos Sociais do Irpaa). O debate irá promover um diálogo sobre diferentes fatores sociais que influenciam nas práticas sustentáveis e discutir novos caminhos para o futuro do semiárido brasileiro.“Iremos discutir questões do clima e impactos no Rio São Francisco, oportunizar a troca de saberes e reflexões sobre mudanças climáticas e suas relações com modos de vida e de desenvolvimento no semiárido brasileiro”, comentou a professora do Colegiado de Administração e organizadora do evento, Alvany Santiago.

O encontro também vai adotar práticas sustentáveis, com base na ISO 20121, norma internacional que orienta sistemas de gestão de sustentabilidade em eventos. Estarão disponíveis coletores para o descarte adequado de papel, eletrônicos, pilhas e medicamentos, além de um brechó e um lanche solidário. A iniciativa busca ser ‘lixo zero’, solicitando que cada participante leve seu próprio copo. Paralelamente, haverá uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão destinados à Escola Família Agrícola de Casa Nova (BA) e recolhidos no dia do evento. Para mais informações, os interessados podem acessar o site ou a página do Instagram do Encontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…