UNEB realiza simpósios sobre uso sustentável da água no Semiárido

por Carlos Britto // 03 de julho de 2025 às 12:00

Foto: Cortesia

Teve início nesta quinta-feira (3) e segue até amanhã (4), no Campus da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, a segunda edição dos simpósios Ciência do Solo e Ciência em Cena. Com o tema “Agricultura Biossalina e Tecnologias Sociais Hídricas: Alternativas para o uso sustentável da água no Semiárido”, os eventos propõem discutir estratégias para o aproveitamento de águas salobras ou residuais e a aplicação de tecnologias sociais voltadas para a convivência com a escassez hídrica típica da região.

As atividades são promovidas por estudantes do curso de Engenharia Agronômica, por meio das disciplinas de Manejo de Água e Solo e Métodos de Irrigação, com orientação dos professores Dra. Lígia Borges Marinho e Dr. Emanuel Ernesto dos Santos. A programação inclui debates, apresentações de trabalhos acadêmicos e visita técnica à Embrapa Semiárido.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link disponível no perfil do Instagram @simcsuneb. Os simpósios têm apoio do Colegiado do curso, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH) e do Programa de Pós-Graduação em Horticultura Irrigada (PPGHI).

Para o professor Dr. Emanuel Ernesto, que faz parte da coordenação do evento, esse é um momento de importante diálogo e troca de conhecimentos “é um momento para a construção coletiva de alternativas sustentáveis para a região semiárida. Além de difundir as diversas atividades e estudos desenvolvidos pelos discentes do curso de Engenharia Agronômica da Uneb, impulsionando a valorização das pesquisas locais”, destacou.

A iniciativa busca aproximar a comunidade acadêmica da população em geral, promovendo a socialização de experiências e conhecimentos voltados ao desenvolvimento sustentável. Mais informações e a programação completa estão disponíveis nos perfis do Instagram @simcsuneb, @unebdtcs3 e @niterh.uneb.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Pura nostalgia. Meu vô Ariston trabalhou na RFF, ainda guardo na minha memória este tempo tão raro e precioso. Ele…