O velório da cantora Preta Gil, realizado nesta sexta-feira (25) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, foi marcado por emoção, homenagens e grande presença popular. O corpo da artista chegou ao local escoltado por batedores da Guarda Municipal, vindo do Cemitério e Crematório da Penitência, na Zona Portuária, onde será cremado.
Familiares, amigos e fãs vestiram branco em sinal de respeito. O pai da cantora, Gilberto Gil, chegou acompanhado da ex-esposa Sandra Gadelha e da atual companheira Flora Gil. Em uma das imagens mais comoventes da cerimônia, ele beijou a testa da filha em sua despedida.
Fãs começaram a se concentrar na Cinelândia logo nas primeiras horas do dia. Diversas coroas de flores foram enviadas, a primeira-dama Janja e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, dentre outras personalidades estiveram presentes.
Preta Gil morreu no último domingo (20), aos 50 anos, em Nova York, vítima de um câncer. No cortejo até o cemitério, o corpo da cantora passou pelo circuito dos megablocos do Centro, que nesta semana ganhou seu nome como homenagem póstuma, um reconhecimento à força de Preta no carnaval carioca com seu tradicional Bloco da Preta. Sob aplausos, o adeus foi marcado por emoção e gratidão.


