TV 3.0 promete revolução ao integrar os canais de TV aberta com a internet

por Carlos Britto // 07 de abril de 2024 às 21:00

Foto: Agência Gov

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, revelou que a nova geração de televisão aberta, conhecida como TV 3.0, estará pronta para transmissão no próximo ano. A grande novidade é a integração completa dos canais de TV com a internet, prometendo uma revolução no setor. A navegação será feita por aplicativos, deixando de lado o sistema atual por números. Isso permitirá que os canais ofereçam conteúdos adicionais sob demanda, como séries, jogos e programas, além do que já é transmitido ao vivo por sinal aberto.

Juscelino Filho destacou que essa mudança é mais significativa do que a transição do analógico para o digital, representando o futuro da TV no Brasil. Ele ressaltou que todas as evoluções de imagem e som estarão disponíveis na TV aberta para a população, e que a interatividade com a internet é um recurso adicional, mas não implica que a população precisa ter internet para ter acesso à TV 3.0. A qualidade da imagem irá quadruplicar, passando a ser transmitida pelo ar em até 4k, ou até 8k se assistida pela internet. Isso significa que a imagem terá ao menos quatro vezes mais pixels, trazendo mais informações por espaço, melhorando a cor e a nitidez. O contraste também será aprimorado, por meio de tecnologias de HDR (High Dynamic Range).

A TV 3.0 também abre novas possibilidades de geração de receitas para as emissoras, como a publicidade interativa, na qual os telespectadores podem interagir com os anúncios exibidos na tela. Isso permitirá a criação de campanhas publicitárias interativas com o público.

A migração para o novo padrão será gradativa, começando possivelmente pelas grandes cidades. O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), com apoio e financiamento do Ministério das Comunicações, coordena as pesquisas dos padrões tecnológicos da TV do Futuro, que estão sendo desenvolvidos por universidades brasileiras e parceiros da indústria e do setor de radiodifusão e que serão integradas aos televisores que passarão a ser fabricados a partir de 2025. As tecnologias candidatas para a TV 3.0 estão sendo escolhidas dentre propostas de mais de 20 organizações internacionais diferentes. O GT TV 3.0 deverá avaliar o resultado dos estudos e encaminhar a recomendação para adoção do padrão tecnológico até dezembro de 2024. (Fonte: Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários