Ao longo da semana, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) leva mais uma série de audiências públicas a municípios do Interior para tratar do cadastramento biométrico entre o eleitorado. As reuniões, realizadas desde o início do ano como parte da campanha “Atualize” de incentivo à biometria, já desembarcam em Ipubi e Trindade, no Sertão, e seguirão para Capoeiras e Caetés, no Agreste.
As audiências são sediadas nas Câmaras Municipais de cada cidade. A primeira aconteceu ontem (12) em Ipubi. Já nesta quarta-feira (13) foi a vez de Trindade receber a iniciativa. Em Capoeiras, a reunião está marcada às 14h da quinta (14), e em Caetés às 9h30 da sexta-feira (15).
Esses encontros vêm sendo promovidos em municípios que ainda não concluíram o cadastramento biométrico e têm menos da metade do eleitorado com a coleta da digital. Em Ipubi, apenas 30,65% apresentam a biometria cadastrada; em Trindade, 42,47%; em Capoeiras, 32,74%; e em Caetés, 21,94%, pior índice entre os quatro.
As audiências são coordenadas pelo Grupo de Trabalho para Identificação Biométrica (GTIB) e conduzidas pelo diretor-geral Orson Lemos. Além disso, as reuniões de Capoeiras e Caetés serão comandadas pelo presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva. Em Ipubi, o posto biométrico fica localizado na Praça Professor Agamenon Magalhães, s/nº, Centro, e em Trindade, no prédio do Fumap (Rua Vinte e Cinco de Abril, nº 370, Centro). Já em Caetés, a nova unidade encontra-se no Centro de Emissão de Documentos e Apoio ao Cidadão (Rua 31 de Março, s/nº, Centro), e em Capoeiras, na Casa dos Conselhos (Rua 31 de Março, 171, Centro).


