O Detran-PE deu início desde a última terça-feira (18) às blitzes educativas sobre o transporte de crianças em carros de passeio na Região Metropolitana do Recife e interior do estado.
A iniciativa faz parte de uma campanha para conscientizar os condutores a respeito da resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta os artigos 64/65 do Código de Trânsito Brasileiro que determina que crianças com até dez anos de idade sejam transportadas no banco traseiro e, de acordo com a idade, farão uso de dispositivos específicos de segurança.
O órgão submeteu sua equipe de agentes de fiscalização e educação de trânsito a oficinas de treinamento, que tiveram duração de 16 horas/aula, para atuarem nas blitzes.
A fiscalização punitiva começará a partir do dia 9 de junho em todo o país. Para o condutor que não respeitar a determinação, a lei prevê a perda de sete pontos na carteira, apreensão do veículo e multa de R$ 191,54. Vale lembrar que transportes públicos, como táxis e lotações estão fora da determinação.



E se eu for de carona? Eu moro no Projeto Fulgêncio e se eu precisar ir à Petrolina, por exemplo, levar minha filha de 2 anos para uma consulta médica e uma amiga me oferece uma carona, eu vou recusar a carona e ir no lotação( aqui só tem um que faz essa linha, sai às sete da manhã e na maioria das vezes chega aqui às dez da noite) ou vou ter que comprar uma cadeirinha para aceitar?