Tragédia das chuvas em Petrolina não poderá se repetir

por Carlos Britto // 23 de janeiro de 2011 às 21:34

Qualquer leigo que mora na aridez do sertão sabe que em Petrolina é difícil chover. Pela própria localização geográfica da cidade, as precipitações pluviométricas são poucas.

O que não impede, evidentemente, de chover rios como aconteceu em 2004, que deixou a cidade ilhada, milhares de desabrigados e até mortos por conta das enxurradas.

Um leitor chamou atenção em um artigo enviado ao Blog de que Petrolina não tem estrutura para escoar as águas das chuvas em grande quantidade. Isso também é sabido pelas autoridades.

Claro que a tragédia de 2004 foi atípica. O volume d’água que caiu dos céus em três foi o equivalente a um mês. Mesmo assim, a cidade precisa estar preparada.

Um automóvel é equipado com extintor contra incêndio. Qualquer prédio público também. Isso não significa que pegarão fogo hoje ou amanhã. Mas pode acontecer.

Depois das chuvas de sete ano atrás, as lições foram tiradas. E erros não poderão mais se repetir.

Tragédia das chuvas em Petrolina não poderá se repetir

  1. Luiz Antonio Costa de Santana disse:

    Poderão sim. Os recursos do nebuloso empréstimo do BNDES tomado pelo então prefeito nao cuidou de dotar a cidade da necessária infra-estrutura. Falar agora em não aceitação da repetição e preparar o discurso do “eu não falei?”. O que foi feito com os recursos do BNDES?. Está é a questão fundamental.

  2. Cris. disse:

    Hoje a noite (domingo) choveu 10 minutos e foi o suficiente pra encharcar o subway lá no shopping. Chovia mais dentro da lanchonete que fora do shopping! rs… as ruas da areia branca nem se fala… muita água se acumulou!!! Imagina só se chover 1 dia inteiro?!

  3. Moura disse:

    Enquanto isso……………..A chuva já começou……………Ruas alagadas no domingo a noite,poucos minutos de chuva………………….Tanto se fala e nada se faz……..assim caminha Petrolina,com passos de formiga e sem vontade…………..

  4. Desconstruidor de Discurso disse:

    A Prefeitura já tem um projeto pronto de macrodrenagem de nossa cidade. A prefitura deveria tb fazer um projeto de microdrenagem, já que tem bairros que são mais baixos que outros. Cris, moro na Areia Branca, e não vi nada disso, até pq a Areia Branca é um bairro alto, e a água escoa para as partes mais baixas.

  5. Francisco disse:

    Meu amigo Luiz Antônio, você disse tudo! Apenas complementando o que foi dito acima pelo outro leitor, o Projeto de Macrodrenagem da cidade já está em Brasília. Portanto, antes de criticar o Prefeito Júlio Lóssio, a turma do contra deveria cobrar do seu governador e de seis deputados que busquem pressionar Dilma pra liberar esse grande investimento para Petrolina. Mas como essa turma é daquelas que torcem e fazem tudo pra nossa cidade ser uma terra arrasada, duvido que eles se preocupem, a não ser trabalhar contra aprovação desse projeto.

  6. Cris. disse:

    Desconstruidor de Discurso, se vc mora na Areia branca então viu como estava o sinal que fica em frente a feira e viu tbm aquele cruzamento onde ficam os barzinhos na esquina da loja de puffs. Eu voltei do shopping na hora da chuva e vi vários lugares encharcados…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários