Pelo sétimo ano seguido, o Sesc Petrolina promove o Festival de Artes do Vale do São Francisco – Aldeia do Velho Chico – que é tradicionalmente aberto com o Cortejo ‘Abre Alas pro Velho Chico’. Ao som da Orquestra da Frevuca, artistas locais e de várias partes do país se misturam com o público passante, formando uma só massa de ritmos, cores e coreografias a percorrer as ruas de Petrolina até chegar a Porta do Rio, na orla fluvial, onde serão realizadas diversas apresentações culturais e shows.
O cortejo sairá do Sesc nesta sexta-feira (05) às 16h, e contará com a participação do Projeto Arte e Cultura Maracatujaba, Batuque Opará, Samba de Veio da Ilha do Massangano, Quadrilha Junina Quente e Arrochado, Grupo Cultural Forró Xaxado, além dos shows de Lia de Itamaracá e do cantor de forró Flávio Leandro. O Abre Alas anuncia a chegada do festival, que este ano, além das apresentações no Sesc, terá ações culturais nos bairros João de Deus, Cohab VI, na Praça Dom Malan, no Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro-BA e até no Rio São Francisco com espetáculos na Barca Vapor do Vinho.
Antecedendo o Abre Alas, às 14h desta sexta o Sesc oferecerá ao público do festival duas mostras: o Painel Visualidades do Aldeia, projeto que visa a aproximar artista e a comunidade através da arte, propondo ao público acompanhar o processo criativo do trabalho artístico passo a passo, e a Mostra Pedagógica das Oficinas, que possibilitará às crianças e jovens contemplados com oficinas artísticas, ministradas nas escolas municipais de Petrolina, um espaço para pôr em prática o conhecimento adquirido.
O Aldeia do Velho Chico oferecerá ao público uma extensa e diversificada programação até o dia 20 deste mês. Outras informações sobre oficinas, espetáculos, mostras e shows podem ser obtidas pelos telefones (87) 3866-7474 e (87) 3866-7454. A programação completa está disponível no link: http://sesc-pe.com.br/hotsites/2011/aldeiachico/programacao.php e também na 1ª edição do jornal A Ponte, que será distribuída gratuitamente a partir do dia 05 pelo Sesc. (com informações/foto arquivo da CLAS Comunicação & Marketing)



