Tradição da missa com homens em Petrolina completa nove anos

por Carlos Britto // 27 de abril de 2010 às 16:15

DSC02551

Na próxima segunda-feira (3/05) às 19h30 a comunidade católica da zona oeste de Petrolina vai festejar uma missa onde os fieis são, na maioria, formados por homens. A missa acontecerá na igreja Santa Terezinha, no bairro Cohab VI.  

O ritual começou há nove anos, idealizado pelo padre Gilson, que percebeu que as missas realizadas no bairro Cohab Massangano tinham pouca participação de homens. O religioso decidiu, então, celebrar rituais apenas para os fieis do sexo masculino. Para sua surpresa, a igreja ficou lotada. Desde então, a tradição só aumentou.

Adão Rodrigues (à esq.) é um dos responsáveis por mobilizar a comunidade da Cohab Massangano a participar do evento religioso. Ele explica que apesar de ser voltada para os homens, a missa tem a participação maciça de famílias inteiras da comunidade. Ele aproveita para derrubar o “mito” de que apenas as mulheres participam das missas.

 “O terço com os homens, que foi criado na cidade de Olinda na década de 80, expandiu-se pelo Brasil. Hoje temos relatos de que está até no exterior, e aqui pelo sertão temos notícias de igrejas lotadas de homens participando do terço venerando a mãe de Jesus Cristo”, informa.

Para Lúcio José de Santana (à dir.), outro coordenador do evento, é essencial a participação dos homens no dia-a-dia da igreja católica. “A igreja não é só das mulheres, é de toda a família. E como os homens fazem parte da família, eles também deve participar”, ponderou. A Paróquia Santa Luzia abrange três comunidades da zona oeste: Cohab Massangano, Cosme e Damião e Cohab VI.

Tradição da missa com homens em Petrolina completa nove anos

  1. Católica e feliz disse:

    É verdade sim, a missa com os homens vem aumentando não só na Paróquia Santa Luzia, como em toda a Diocese de Petrolina.É gratificante quando é lembrando o trabalho de cada sacerdote que por aqui passou, por isso o registro de cada um deles. Padre Antonio, que teve o seu trabalho abrangendo diversas comunidades em diversos bairros, numa época em que a Diocese não tinha Diáconos, Seminaristas e não existia diversos Grupos e Pastorais para auxiliá-lo.Mesmo assim, ele assistia todas as comunidades.Foi o responsável pelo inicio da construção da Igreja Santa Luzia.Padre Manoel, foi o que passou menos tempo mas deixou a sua marca.Padre Gilson esteve por sete anos em nossa Paróquia, sem dúvida fez um trabalho muito bonito.Construiu a casa paroquial,iniciou a reforma, e como também surgiu alguns grupos e pastorais.De todos lembraremos com respeito e esperamos que em suas novas comunidades tenham um trabalho bonito.Mas não podemos deixar de falar em Padre Givanildo.Um padre que um ar de um jovem inexperiente veio para nossa comunidade e nós com certos vícios relutavamos com as novas mudanças.Costumamos dizer que os eventos da Paróquia são bem sucedidos porque não só a comunidade é envolvida, como também o Sacerdote.Ele participa trabalhando em tudo.Hoje nós temos a “Hora da Graça” uma das mais belas , Benção do Santíssimo todos os meses, que não existia.
    Missa especialmente para as crianças todos os domingos.O site da Paróquia.A transmissão da Missa Dominical via rádio.O envolvimento de todas as comunidades nos eventos paroquiais.Via-Sacra 40 dias durante a Semanta Santa, ele participando todos os dias.ele é o condutor de fato de nossa Paróquia. Um padre jovem , compromissado e que Evangelizar é o quer norteia a sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários