Trabalhadores rurais saem às ruas de Petrolina pedindo ações de combate à seca

por Carlos Britto // 21 de maio de 2012 às 15:35

Depois de se concentrarem na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Petrolina, centenas de homens e mulheres do campo marcharam pelas ruas da cidade hoje (21) para pedirem ações de combate à seca. De acordo com o presidente da entidade, José Tenório, o objetivo é cobrar as promessas do governo. “A presidente Dilma Roussef anunciou uma série de medidas para amenizar o sofrimento do agricultor, mas até agora não saíram do papel, queremos ações e não promessas”, disse.

Os manifestantes lembraram a situação de dificuldade por conta da falta de água. “Os animais estão morrendo por falta d’água, e na plantação nada nasceu”, disse a agricultora Maria Helenita.

Os trabalhadores rurais também protestaram por melhorias no campo, que já começa a desempregar diante do cenário de caos. “Com tanta seca, a gente vai ficar sem ter onde trabalhar, os donos das terras estão dispensando a mão de obra porque a produção é pouca,” reclamou o agricultor Raimundo Oliveira.

Por fim uma pauta de reivindicações foi entregue à Codevasf, Banco do Nordeste e ao IPA. “Escolhemos os órgãos que representam o governo para pedir providências, como renegociação de dívidas, empréstimos emergenciais, antecipação do Seguro-Safra, liberação do Bolsa-Estiagem, entre outros recursos para diminuir o sofrimento dos agricultores”, explicou Doriel Barros, presidente da Fetape.

Trabalhadores rurais saem às ruas de Petrolina pedindo ações de combate à seca

  1. Coco seco disse:

    R$ 8mi dariam para amenizar a situação da seca em Petrolina, mas vão ser usados no São João… \o/

  2. Patrick Oliveira disse:

    Neste caso, concordo com os agricultores, pois se não me engano a cidade de Petrolina e região, possuem 03 ou 04 representantes na Assembléia Legislativa Estadual, 02 na Câmara dos Deputados e 01 Ministro de Estado. É inaceitável que o sertanejo ainda esteja reivindicando ações federais e estaduais, diante dessa representabilidade. A seca é um fenômeno natural, e de certa previsibilidade a sua ocorrência, por isso, deixar o envio de recursos para somente as vésperas das eleições é realmente ignorar a inteligência do povo( na realidade muitos são ignorantes politicamente, infelizmente).

  3. ray disse:

    CADE O 0800 DO GOVERNO EDUARDO? O BOLSA ESTIAGEM DE FBC? ENQUANTO ISSO O POVO E OS ANIMAIS PASSANDO SEDE

  4. uma sindicalista disse:

    o presidente do sindicato rural está atrasado nas suas ações, pois na verdade ele juntamente com o presidente da federação querem é expor os agricultores as ruas, não acha que o sofrimento deste povo já é grande demais? pois bem ! já foi liberado um recurso no valor de até 12,000,00 para pequenos agricultores a partir de 27 de maio esta no banco do nordeste e no banco do brasil, e isso conseguimos através de cobrança aos governantes sem expor os nossos agricultores, sabe Carlos participei de uma audiência publica em Floresta onde buscávamos soluções para seca do nordeste e ai fica vereadores, deputados falando de poços e ai eu disse pra eles e quando estes poços secarem? qual vai ser a solução ? e sugerir que a melhor forma é a criação de adutoras só assim os agricultores terão forma de sobreviver dignamente sem precisar que nem um politico peça sexta básicas para alimentar essas pessoas já que somos nós que produzimos 70% da produção deste país ? isso é uma vergonha

  5. nina disse:

    Esse tema já é velho e nada novo chega…Os nossos políticos vivem assistindo a tudo e fica por isso msm…
    ESSA INDÚTRIA MANTÉM A POLÍTICA MSM, FAZER O Q? NADA X NADA = LUCROS PARA TODOS…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários