Trabalhadores do Chapéu de Palha terão acesso a obras de Ariano Suassuna

por Carlos Britto // 11 de junho de 2010 às 21:36

teatroTrabalhador rural também tem direito a cultura. E, como principal novidade neste ano, o Chapéu de Palha da fruticultura irrigada vai garantir o acesso dos profissionais beneficiados pelo programa ao teatro e cinema.

Entre os dias 13 e 20 deste mês, cerca de 5.000 trabalhadores terão a oportunidade de conhecer duas das mais importantes obras do escritor Ariano Suassuna.  A primeira, na versão artes cênicas, é  O Santo e a Porca, que será apresentada pelo elenco do Teatro Popular de Arte (TAP) no Sesc/Petrolina, às 19h.

Já O Auto da Compadecida, que consagrou Suassuna, será exibido em forma de película. A coordenação do Chapéu de Palha programou a exibição do filme em telão em várias comunidades rurais.

O Chapéu de Palha no Teatro e no Cinema, como é intitulada a iniciativa, tem o objetivo não apenas de permitir o acesso dos trabalhadores rurais a elementos de arte e cultura, como de suscitar o debate sobre cidadania – temática muito presente nas obras do escritor.

“A cultura é um direito de todos os cidadãos”, avalia a gestora da Gerência Regional de Ensino (GRE)/Regional Petrolina, professora Anete Ferraz, ressaltando que o Chapéu de Palha vem modificando a região dentro de um contexto social e humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários