Trabalhadores da construção civil de Petrolina conseguem vitória histórica contra atual diretoria de sindicato

por Carlos Britto // 04 de setembro de 2014 às 11:10

Sindicato construção civilQuase um ano após acionar o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Petrolina (Sinticon) obteve uma vitória histórica para a categoria. No último dia 27/8 os promotores Vanessa Patriota e Ulisses Carvalho, do MPT, acataram ação do Sinticon a qual pedia eleições diretas para a diretoria da entidade.

Desde quando foi criado, há 29 anos, o Sinticon vem sendo comandado por integrantes de uma mesma família – a do atual presidente, José Ronaldo Oliveira. O movimento de oposição quer justamente romper essa hegemonia.

“Queremos que o sindicato esteja, de fato, nas mãos dos trabalhadores”, justifica Marcelo Pessoa, representante da chapa de oposição. Ao Blog, ele informou que todos os trabalhadores que contribuem mensalmente com a entidade poderão votar e ser votados.

Acompanhado de dois representantes sindicais – Samuel Timóteo, do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintracon) de Caruaru, e de João Bosco, do sindicato calçadista de Carpina e região da zona da mata –, Marcelo disse ao Blog que lutará, entre outras coisas, para garantir almoço e café regional nas obras, a exemplo de Caruaru, como atesta seu colega do Sintracon. “Temos visitado as obras e o pessoal está recebendo muito bem nossas propostas”, salientou.

Mudança

O desejo de mudança no Sindicato de Petrolina é visível em boa parte dos trabalhadores. É o caso, por exemplo, do servente de pedreiro Leonildo Santos. Há um ano trabalhando na cidade, ele lamenta a falta de acesso à atual direção do sindicato. “Ficamos indignados porque todo mês somos descontados do nosso salário e não sabemos por que contribuímos”, declarou. No Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado no MPT, a diretoria do sindicato compromete-se a publicar edital, no dia 11 deste mês, criando uma comissão eleitoral. No dia 25 de outubro, uma lista dos votantes deverá ser enviada ao Ministério. As eleições estão previstas para acontecer entre os dias 29/10 e 7/12. O Blog reserva espaço para o atual diretor, José Ronaldo, esclarecer o assunto, se desejar.

Trabalhadores da construção civil de Petrolina conseguem vitória histórica contra atual diretoria de sindicato

  1. Rodrigo disse:

    Minha mulher teve bebê semana passada, e a empresa me colocou de aviso esua semana. Ela pode fazer isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários