O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina realiza, hoje e amanhã, o Seminário Comemorativo ao Dia Internacional da Mulher para discutir temas sobre o novo papel da mulher na sociedade.
A expectativa da organização é reunir 300 trabalhadoras rurais assalariadas e da agricultura familiar no auditório do Sest/Senat, em Petrolina.
Os debates serão conduzidos pela secretária Estadual da Mulher, Normeide Farias, pela coordenadora do Sest/Senat, Eva Amorim, através da vereadora Cristina Costa e pela assessora da Fetape, Rita Rosa.
“O seminário será um espaço de reflexões sobre a importância de a mulher garantir sua independência e participação nas decisões sociais, econômicas e políticas. Serão dois dias de aprendizado e troca de experiências”, disse a Secretária de Organização e Formação Sindical, Mulheres e Jovens do STR Petrolina, Josefa Rosa.
Durante o encontro, além do planejamento de atividades que será executado com as agricultoras nas comunidades rurais, as dirigentes sindicais e as trabalhadoras do campo também vão anunciar a Marcha das Margaridas 2011, cujo lema este ano é “2011 razões para marchar por desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade”, com data marcada para os dias 16 e 17 de agosto.
Programação do Seminário
Quinta-feira, dia 10
8h – Credenciamento das participantes
9h – Abertura com a participação dos parceiros e convidados;
11h – Resgate do dia internacional da mulher;
14h – Mesa redonda
– Análise da conjuntura política atual do município e do país
– O novo papel da mulher na sociedade e na política
15h30min – Debate
16h – Elaboração do Plano de atividades a ser realizada com as agricultoras nas comunidades rurais e mobilização para a Macha das Margaridas 2011.
20h – Momento cultural com artistas locais,
Sexta-feira, dia 11
8h – Apresentação Cultural
8h20min – Palestra Saúde da Mulher (Palestrante Eva Amorin – SEST/SENAT)
10h – Apresentação e aprovação do Plano de atividades a ser realizada com as agricultoras nas comunidades rurais e mobilização para a Macha das Margaridas 2011.


