TJPE empossa novo corregedor-geral de Justiça

por Carlos Britto // 05 de fevereiro de 2026 às 09:23

Foto: Leandro Lima/Ascom TJPE

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Francisco Bandeira de Mello, empossou, na noite de terça-feira (3), o desembargador Alexandre Guedes Alcoforado Assunção como corregedor-geral da Justiça no Estado. A cerimônia de transmissão de cargo aconteceu no primeiro andar do Fórum Thomaz de Aquino, no bairro de Santo Antônio, e foi prestigiada por magistrados, servidores e representantes dos Três Poderes.

Na ocasião Bandeira de Mello ressaltou, primeiro, a força e importância da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-PE), com agradecimentos aos que ajudaram em sua gestão. “A palavra primeira de agradecimento neste ponto vai ao desembargador Ricardo Paes Barreto, então presidente, que liderou a gestão da qual fiz parte com muito orgulho e que proporcionou todo o apoio necessário às ações conduzidas ao longo dos últimos dois anos. Registro também o agradecimento aos juízes que não mediram esforços para, junto comigo, liderar essa caminhada de equilibrar a tarefa censória com a tarefa de zelar pelos magistrados, magistradas, servidoras, servidores e delegatários do serviço extrajudicial”, contou.

O segundo ponto tratado em seu discurso foi a saudação ao seu sucessor, o desembargador Alexandre Assunção. “O biênio contou com um evento bastante importante, liderado pelo desembargador Alexandre Assunção, que foi a realização em tempo recorde de um concurso para preenchimento de cargos do extrajudicial. Tivemos a honra de presidir a Comissão de Concursos de Juiz por algum tempo e posso destacar que é um magistrado de carreira que encarna tudo o que o judiciário precisa: firmeza, compreensão, engajamento, independência, imparcialidade e capacidade de execução. Compromisso no que se conta e faz e com o que a Justiça precisa”, concluiu o desembargador.

Transição

o novo corregedor disse que essa transição permitirá uma continuidade dos trabalhos de excelência realizados pelos seus antecessores. “A ocasião é oportuna para homenagear o desembargador Ricardo Paes Barreto, que, à frente do TJPE, deixou um legado de modernização e transparência. Também é o momento de destacar o desembargador Francisco Bandeira de Mello que assumiu a presidência deste Tribunal. Suceder vossa excelência é uma tranquilidade e um desafio, pois sua gestão como corregedor foi marcada por profundo comprometimento com a melhoria das rotinas judiciais, pela realização de correições e inspeções que dialogaram com a realidade das unidades jurisdicionais e extrajudiciais e pela construção de instrumentos que tornaram os instrumentos judiciais mais eficientes e acessíveis. Realizaremos uma gestão de continuidade que garanta uma manutenção dos resultados alcançados, além de uma expansão das ações desempenhadas com tanto sucesso”, conta o desembargador Alexandre Assunção.

Presente à solenidade, a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, ressaltou o trabalho em conjunto entre Poder Judiciário e Executivo nos últimos anos e felicitou a nova gestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários