Com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realizará, nesta segunda-feira (3), a cerimônia de abertura do Mês Nacional do Júri e, também, da Semana Nacional de Conciliação 2025. A solenidade será realizada no Fórum Ruy Barbosa, a partir das 15h.
O Mês Nacional do Júri mobiliza tribunais de todo o país para intensificar o julgamento de crimes dolosos contra a vida ao longo do mês de novembro. No TJBA, já foram designadas cerca de 600 sessões do Tribunal do Júri para o período. Até setembro de 2025, a Corte realizou mais de 1,3 mil sessões por meio do ‘TJBA Mais Júri’.
A iniciativa visa a reduzir o número de processos pendentes e garantir maior celeridade na tramitação das ações penais. Atento ao desafio, o Tribunal mantém outras iniciativas com foco em julgamentos dessa natureza. Já a Semana Nacional de Conciliação 2025 ocorre de hoje (3) a sexta-feira (7). A campanha realizará mutirões temáticos na capital e em diversas comarcas do Interior do Estado, com foco na solução consensual de conflitos por meio da escuta, do diálogo e da construção conjunta de soluções pacíficas.
A ação integra o movimento nacional promovido pelo CNJ e reforça o compromisso do Poder Judiciário com a cultura do diálogo e da pacificação social. Na sexta, como parte das ações da Semana, será inaugurado um Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) nas instalações da Faculdade Unex, parceira do TJBA, em Feira de Santana. A desembargadora presidente Cynthia Resende participará da cerimônia.


