Terreno na Cohab Massangano é alvo de disputa entre moradores e empresários

por Carlos Britto // 24 de março de 2014 às 18:34

terreno CohabOs moradores da Cohab Massangano, na zona oeste de Petrolina, não estariam nada satisfeitos com a construção de um edifício na comunidade. O terreno alvo de brigas entre os moradores e empresários da região pertenceria à Associação Beneficente e Educacional dos Seniores de Petrolina (Abespe). Atualmente, o local é destinado às práticas esportivas.

Em e-mail enviado ao Blog, a diretoria da Abespe explica que a área está registrada em nome da associação há mais de 10 anos. No terreno, há um campo de futebol que teve a iluminação inaugurada recentemente pela gestão municipal. No entanto, uma equipe de eletricistas da própria prefeitura já teria ido ao local para derrubar os postes numa tentativa de beneficiar os empresários.

Vejam:

É com a certeza de contar com a imparcialidade da imprensa que nós, moradores do bairro Cohab Massangano (IV e V) e sócios da Abespe (Associação Beneficente e Educacional dos Seniores de Petrolina), utilizamos esse canal para relatar sobre a injustiça que uma empresa chamada Bella Vista III – pertencente a um empresário da região – considera-se dona de um terreno registrado em cartório há mais de 10 anos como uma área de lazer da Abespe, que serve para prática de esportes dos moradores daquele bairro.

Acontece que desde a fundação do bairro, mais ou menos em 1985, a referida área pertencente à Cohab já era utilizada pela população como área de lazer, a qual, por força de lei, obrigatoriamente, precisaria existir em todo bairro.

A própria Prefeitura de Petrolina, na gestão de Julio Lossio, incluiu no terreno o campo de futebol da associação, que hoje está iluminado e onde pessoas de várias idades praticam esporte de segunda a segunda, durante o dia e à noite.

O estranho é que na semana passada, a mando da própria prefeitura, uma equipe de eletricistas esteve na associação com a intenção de derrubar os postes, interrompendo o fornecimento de energia elétrica ao campo de futebol. Tal atitude seria para expulsar a associação da área, para beneficiar os possíveis grileiros.

De acordo com o mapa topográfico, a área referida foi doada à Abespe através da Lei Municipal de nº 905/1999. Em seguida, no ano de 2001, a área foi registrada no cartório de 1º Ofício, extraído do Livro 131, folha 117, matrícula nº 25.209, certidão cinquentenária.

Ou seja, há mais de 10 anos a referida área já é registrada em nome da associação, mas de 2011 para cá, com o projeto de lotear a área próxima à da Abespe, o empresário tem-se declarado dono de todo o terreno, com o apoio de pessoas que se dizem representantes do povo.

O terreno por lei pertence à comunidade, que estará pronta para lutar até o fim pelo seu direito.

Diretoria da Abespe (Valdelito, Davi, Wilmar, Túlio, Carmos, Oswaldo, Celino e demais sócios)

Terreno na Cohab Massangano é alvo de disputa entre moradores e empresários

  1. Fernando Barros disse:

    Esse suposto empresário deve R.B,não sei como esse cidadão conseguiu ser dono da metade das terras de Petrolina,é ele aqui e a diocese de Juazeiro.

  2. Marivaldo disse:

    Não sei pra que tanta ganância por terras se no final da vida só resta para sí, sete palmos sob a superfície!
    A Abespe deve garantir seus direitos na Justiça!

  3. Allane disse:

    Não conhecia essa Associação não, achei que o campo fosse público do bairro. Estou aqui pensando sobre essa Associação, que Associação é essa?

    1. joão disse:

      Não assentou bem sua interrogação Allane, essa associação é formada por ex-jogadores de futebol de petrolina quando ainda se fazia futebol nesta cidade, e eles hoje além de praticarem seu esporte, tem o papel importante na formação do jovem da comunidade…..é só precisar que estão dispostos a ajudar tirar o mesmo dos caminhos da droga….o esporte é saúde,laser e qualidade de vida….se precisar é só procurar a ABESPE. Parabéns a todos que fazem a associação.

      Fiquem com Deus.

  4. Geraldo dos Santos disse:

    Quem pratica esporte esporte ou já participou de cursinhos e palestras ministrados na ABESPE, associação localizada na Rua 1 da Cohab Massangano, sabe da sua importância para a comunidade.
    O espaço, principalmente o campo de futebol, tem servido para abraçar jovens para uma prática desportiva mais desenvolvida no Brasil, o Futebol, retirando-os do mundo da droga e violência.
    Só quem não conhece a importância de uma área de lazer igual àquela ou se encontra em conluio com aqueles que querem se apossar de tudo que é do povo, que pode abrir a boca para falar tamanha asneira.

  5. sadasdad disse:

    É muita cara de pau querer tomar o que é do povo! Que a prefeitura não permita que tal coisa aconteça.

  6. Roberto Freire Sousa disse:

    O que esses coronéis, autoritários, ainda querem? Quando tinham a prefeitura na mãos, apossaram-se de quase todos os terrenos que eram do povo. Parem de usura, ambição, ousadia, injustiça, pois quando se morre, os bens gicam e os pecados serão pagos no inferno.
    A gente daqui só leva terra na cara, mas nada!
    Aquele espaço pertence ao povo, não queirsm surrupiar mais ainda uma classe que já é sofrida.
    Vamos unir toda comunidade e botar seu projeto abaixo, se não nos deixar em paz!
    O POVO TEM A FORÇA E O PODER, SÓ BASTA QUERER!

  7. José da Silva Santos disse:

    Os Coelhos, que se dizem pai do povo petrolinense, agora querem cometer injustiças com o próprio povo? Não acredito que o velho clã (deputados Osvaldo e Geraldo Coelho) estejam a par e apoiando essa injustiça? Também, acredito que, com todo respeito e admiração aos que já se foram desta para melhor, Zé Coelho e Nilo Coelho, políticos importantes da nossa região, estão se contorcendo de vergonha!
    Rodrigo, tu quando fores desta para melhor (se é que vai ser para melhor)não vais levar nada de material, somente terra na cara!
    Seja inteligente, faça o seu projeto, mas deixe o povo em paz.

  8. C D lima disse:

    A própria prefeitura, que botou iluminação no campo, é que agora está querendo empurrar os associados e comunidade para fora do campo, em troca provavelmente de propina.
    Isso é uma vergonha!!!!
    Da semana passada para cá, puxa-sacos do empresário e da prefeitura, já tentaram invadir a área duas vezes, retirando a fiação dos postes, para impedir o futebol noturno, e tapando os buracos dos alicerces do muro da associação, que foram cavados pelos associados e comunidade para construção do muro.
    O projeto do empresário invasor poderia muito bem ser feito incluindo já o campo de futebol, que serviria também para prática de esportes dos futuros moradores, mas a ambição e o autoritarismo falam mais alto.
    Então, vamos à luta, meu povo! Se já não basta o abandono por que passa o povo da Cohab Massangano pelo Poder Público!!

  9. MARCIA disse:

    Sou moradora do bairro e vejo a área com outra cara, antes era muito lixo, imagino que os mesmo não irão deixar a parte do campo abandonada mais ira fazer melhorias para o mesmo, torço para ser um loteamento muito bonito e habitado por toda população com uma ótima área de lazer.

  10. Maria José dos Santos disse:

    Sr. Prefeito
    O Sr. invés de estar ao lado do povo, que o elegeu, fica é ao lado desses grileiros que se acham donos de Petrolina?
    Como pode seus puxa-sacos ficarem comendo toco de empresários para perseguir e tirar o que é do povo?
    Não se esqueça que o povo possui o poder!
    Vamos até as últimas instâncias, assim como o Senhor estar fazendo para não lhe tirarem o cargo de prefeito.
    É uma vergonha: como pode o cartório registrar o mesmo imóvel duas vezes?
    Ministério Público, defensor dos oprimidos, SOCORRO!!!!!!!!!!!!!

  11. GILBERTO ROBERTO DA SILVA disse:

    É inexplicável o que ocorre neste país!
    Até aonde pode chegar a ganância, gula, prepotência, insensibilidade?
    Esse empresário precisa pisar no chão.
    Será que não seria melhor ter no seu projeto um espaço destinado aos futuros moradores, com campo de futebol, sede social, área verde, enfim, lazer?
    Na área, não já existe o espaço da ABESPE instalado lá há muitas décadas?
    O que mais esse cidadão quer?
    Como ele conseguiu, se é que existe, registrar no cartório uma área que já estava registrada? Explique aí, os donos do cartório!
    Já sei… foi o famoso jeitinho brasileiro! Dou um pouquinho na prefeitura, um tantinho no cartório, e aí tudo se torna possível, tudo se resolve!
    Agora vá um pobre fazer um registro, seja ele qual for, para ver a burocracia que é?
    Neste país, o que fala mais alto é o miserável do dinheiro! QUEM TEM POSSES, PODE TUDO!
    MAS VAMOS FICAR DE OLHO!!!!!!

  12. Chico silva xaviet disse:

    Não entendo é que esta associação de meia dúzia não entrou ainda na justiça. Porque? Certamente tem algo errado nesta escritura.

  13. POPO disse:

    Isso ai que estamos vendo é na verdade o compromisso que o Prefeito fez com os donos das Imobiliarias de Petrolina , Surrupiar o Povo… VERGONHA ESSE PREFEITO DE BRINCADEIRA,( Dr.JULIO LOSSIO BALÂO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários