Terreno é doado pela prefeitura de Petrolina para construção de Unidade de Pronto Atendimento

por Carlos Britto // 28 de julho de 2010 às 13:34

IMG_9927Petrolina ganhará nos próximos meses uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), equipamento de saúde que faz parte da rede de estruturação de urgência do Estado de Pernambuco. A iniciativa, que irá beneficiar a população, é uma parceria entre os governos federal e estadual, com contrapartida do município. Na terça-feira (27) o prefeito Júlio Lóssio esteve reunido com uma equipe do Recife e secretários municipais, para avaliar o terreno onde será construído o prédio.

Para a construção da UPA, o município de Petrolina fez a doação do terreno e irá receber investimentos dos governos, seguindo o mesmo padrão de construção das unidades localizadas na capital pernambucana.

Durante o encontro estiveram reunidos o coordenador de projetos da Secretaria Estadual de Saúde, Giuseppe Schiattarella, o diretor Gustavo Miranda e o coordenador de obras Marcionilo Ribeiro, ambos da construtora contratada para executar a obra, e o gerente da empresa responsável para acompanhar e fiscalizar a construção da unidade, José Camilo Cunha. O grupo ainda era formado pela secretária de Saúde Lúcia Giesta, pelos secretários de Governo Cléber Araújo, de Ordem Pública Marcelo Cavalcanti e pelo secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Geraldo Júnior.

O terreno doado pelo prefeito está localizado atrás do Centro de Convenções, próximo à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e do Hospital de Urgências e Traumas (HUT).

A Unidade de pronto Atendimento (UPA) é considerada pelo Ministério da Saúde como uma estrutura que deve compor uma rede organizada de atenção às urgências, com as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgências hospitalares. A UPA funciona 24 horas, todos os dias da semana, atende situações de urgência de baixa e média complexidade e estão integradas ao Servido de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ao Programa Saúde da Família da rede básica.

Foto: Ascom-PMP

Terreno é doado pela prefeitura de Petrolina para construção de Unidade de Pronto Atendimento

  1. Sou mais Petrolina disse:

    Ótima notícia. Seria bom dize qual o papel do Estado. Será apenas o apoio moral….

  2. Mameluco disse:

    Ótimo!
    Faltou o comentário do blog. Sempre bom ver a opnião das pessoas.

  3. leitor disse:

    Mas aqui, não já tinha uma upa (Jose e Maria)? pra que fechou? so para abrir dinovo?

  4. Sanfranciscano disse:

    Faltou o blog detalhar o projetos. Por exemplo, qual a contrapartida de cada ente; quem vai administrar-la; vai ser igualzinha as UPAS de Recife (que são geridas e os gastos saem por conta do Estado de Pernambuco) ou será mais como “de costume”, na Capital o Estado assume, no interior empurra pro município se virá!

    Faltaram esses esclarecimentos!

  5. Gleyson disse:

    A notícia é boa sem dúvida, construir uma UPA já é uma bom passo, vamos ver se vai funcionar.

    Mas por que neste local? Seria ótimo se a autoridades pensassem também maias nos cidadãos da Zona oeste, por que tudo tem que ser tão longe de lá? justo de lá? Esta área da cidade que cresce tanto, onde ficam os bairros mais populosos e necessitados. Petrolina é maior do que o centro da cidade que por sinal está uma beleza, mas quando nos afastamos alguns quilômetros percebe-se o quanto este município se preocupa com a igualdade.

  6. ivaneide disse:

    eita!!! quer dinheiro jogado fora. kd a upa do josé e maria? era só ampliar, mais cada um que assume o poder quer fazer mais besteira. deixa pra lá. rsrsrs

  7. CAVALCANTI disse:

    Depois o prefeito fica dizendo que não existe investimento dos governos estadual e federal.

  8. Maria disse:

    Concordo plenamente com o Gleyson. Porquê por trás do Centro de Convenções? Uma vez que já existe o Hospital de Traumas, outros bairros periféricos são mais necessitados deste tipo de atendimento. E porquê não ativam a unidade do José e Maria?
    Eita políticos sem visão!!!!!!

  9. Mameluco disse:

    Coisa boa é ano de eleição. Aparece tanto investimento que falta é caneta pra anotar tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários