Tecnologia reforça neurocirurgia e diagnósticos no HU-Univasf

por Carlos Britto // 11 de julho de 2025 às 10:34

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu novos equipamentos de tecnologia de ponta que irão contribuir significativamente com os procedimentos na área de neurocirurgia, além de oferecer suporte diagnóstico e terapêutico com mais conforto e agilidade aos pacientes.

Entre os reforços tecnológicos, destacam-se um craniótomo moderno, um tomógrafo de última geração e um equipamento de raio-X digital móvel. O novo craniótomo é essencial para os procedimentos neurocirúrgicos, pois facilita o acesso ao cérebro no tratamento de condições como lesões traumáticas e edemas. Profissionais do Bloco Cirúrgico participaram recentemente de treinamentos sobre as funcionalidades do equipamento, com apoio de representantes da empresa fornecedora e da equipe de engenharia clínica do HU.

Segundo Carlos Henrique Melo, chefe do Setor de Engenharia Clínica, “a aquisição do craniótomo reforça o trabalho em rede entre o HU-Univasf, o HC-UFPE e a Administração Central da Ebserh. Com o novo equipamento, ganhamos em precisão, segurança e redução do tempo cirúrgico. A iniciativa qualifica também a formação acadêmica, aproximando alunos e residentes das práticas já consolidadas nos grandes centros médicos”.

Outros avanços foram proporcionados com a chegada de um tomógrafo e de um novo raio-X digital. Ambos os equipamentos trazem tecnologias que aumentam a segurança e reduzem o tempo de espera no atendimento. O tomógrafo, que já passa pela fase final de instalação, conta com suporte de Inteligência Artificial por meio da tecnologia de Reconstrução de Aprendizagem Profunda, que permite gerar imagens mais nítidas e precisas. Já o raio-X móvel permite visualizar as imagens em cerca de dois segundos após a exposição, o que acelera o atendimento diante da alta demanda diária da unidade.

A aquisição dos equipamentos é resultado de um esforço coletivo. Além dos investimentos da Ebserh, por meio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde (MS), as compras também foram viabilizadas com apoio de emendas parlamentares. O superintendente do HU-Univasf, Julianeli Tolentino, destacou a colaboração do senador Humberto Costa e do deputado federal Augusto Coutinho. “A emenda parlamentar no valor de R$ 1,6 milhão, destinada pelo senador Humberto Costa, é a maior da história do HU-Univasf. Isso mostra a importância dos esforços conjuntos em prol da saúde pública e reforça nosso compromisso com a saúde, ensino, pesquisa e inovação a serviço da vida e do SUS”, afirmou.

O HU-Univasf integra a Rede Ebserh desde 2015. Criada em 2011 e vinculada ao MEC, a Ebserh administra atualmente 45 hospitais universitários federais em todo o país, promovendo melhorias no atendimento à população e apoiando a formação de profissionais e o desenvolvimento científico nas áreas da saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…