TCU vai encaminhar questionários a municípios sobre dados do CadÚnico

por Carlos Britto // 17 de fevereiro de 2026 às 19:06

Fotoarte: divulgação

O Tribunal de Contas da União (TCU) vai encaminhar, a partir do dia 23 de fevereiro, questionário a 1.544 municípios para verificar se as informações do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) são consistentes com a situação das famílias. Esta é a segunda etapa do monitoramento de auditoria que avaliou o CadÚnico. Esse sistema reúne informações sobre a pobreza no país, para permitir que sejam concedidos benefícios sociais a famílias em situação de vulnerabilidade.

Dados confiáveis no CadÚnico garantem que os benefícios cheguem a quem mais precisa deles. São essenciais, também, para o desenho de políticas públicas de qualidade em cada uma das três esferas de governo – federal, estadual e municipal. Mas quem, de fato, tem acesso à população vulnerável são os municípios. Por isso, o TCU e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) solicitam que os municípios realizem visitas in loco, isto é, nas casas das famílias selecionadas, e respondam ao questionário com conclusões sobre a consistência dos dados do Cadastro.

Não é a primeira vez que o Tribunal faz avaliação desse tipo. Em 2023, durante auditoria do CadÚnico para Programas Sociais, o TCU encontrou equívocos e falhas. Dois anos depois, em 2025, foi concluído o primeiro monitoramento com o objetivo de verificar as providências adotadas a partir do resultado.

Agora, uma segunda “rodada” de fiscalização está em andamento e dá continuidade ao trabalho. Desta vez, o objetivo é traçar um retrato preciso e representativo da saúde do CadÚnico, que mostre informações como renda familiar e número de membros da família. Com isso, será possível calcular a renda per capita, que é o critério principal para inclusão ou exclusão de famílias em diversos programas sociais. No total, 3.329 famílias serão visitadas em vários estados e municípios.

Coleta de informações

Um link exclusivo, com acesso ao questionário eletrônico, será encaminhado ao e-mail do(a) coordenador(a) municipal do Cadastro Único no município. O mesmo e-mail conterá, também:

– Listagem das famílias selecionadas, identificadas apenas pelo código familiar, sendo possível obter endereço e responsável familiar diretamente pelo Sistema CadÚnico;

– Formulário físico de apoio, destinado à preparação prévia à visita, suporte durante a visita ao domicílio familiar e registro das conclusões do visitador, para anotação futura e envio eletrônico ao TCU;

– Roteiro com instruções sobre o procedimento e preenchimento das questões do formulário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários