A Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe) homologou o reajuste da tarifa de embarque nos seis terminais rodoviários concedidos à empresa Socicam Administração, Projetos e Representações Ltda. O aumento entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026 e será de 6,022%. O reajuste será aplicado nos terminais do Recife (TIP), Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada e Petrolina. Com a atualização, a tarifa intermunicipal para viagens de até 50 quilômetros passará de R$ 0,70 para R$ 0,75.
Segundo a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), o pedido de reajuste tem como base a revisão ordinária prevista no contrato de concessão, conforme o 2º Termo Aditivo ao Contrato nº 1.041.080/08.
A Arpe emitiu parecer técnico favorável à aplicação do percentual, considerando a necessidade de manter o equilíbrio econômico-financeiro da concessão.
Devido a arredondamentos para pagamentos em dinheiro, o impacto final do reajuste pode variar, com percentuais que vão de 4,48% a 7,69%, dependendo do valor praticado em cada terminal. A revisão periódica das tarifas ocorre a cada quatro anos e é considerada uma exigência técnica e jurídica para contratos de longo prazo.(Fonte: JC Online)


