Sonho da irrigação pode virar realidade para assentamentos em Petrolina

por Antonio Carlos Miranda // 02 de novembro de 2023 às 15:08

Foto: divulgação

Cento e quarenta famílias do Assentamento Terra Da Liberdade, na Zona Rural de Petrolina, mantêm viva, há 22 anos, a esperança de poder irrigar suas propriedades na área de sequeiro com água do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho. Na manhã de ontem (1), integrantes da Comissão Intersetorial Pró Reforma Agrária (CIRA) reuniram-se com alguns representantes dessas famílias para tentar avançar nessa discussão.

Do encontro, também participaram o deputado federal Carlos Veras (PT), o atual titular da 3ª Superintendência Regional (SR) da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Edilázio Wanderley, e o chefe do Incra em Petrolina, Edilson Barbosa.

Formada por movimentos sociais e sindicais como Conselho Popular de Petrolina (CPP), Sintraf, Fetape, Astraf, MST, além do Incra e da Codevasf, a CIRA foi criada após alguns anos de reinvindicações por água para essas famílias, que ficam muito próximas do canal, mas por questões técnicas não têm permissão do governo federal para levar essa água a suas plantações. Uma das entidades que lutaram por esse direito das famílias foi o CPP, que percorreu os Ministérios no atual Governo Lula e também buscaram apoio junto a lideranças políticas, a exemplo dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão (ambos do PT).

De acordo com Rosalvo Antonio, um dos representantes do CPP, a partir da comissão será possível acompanhar essa demanda não apenas do Terra da Liberdade, como dos demais assentamentos da região. “Essa comissão vai visitar tantos outros assentamentos, sendo que o próximo será o Água Viva na próxima semana”, ressaltou. Edilázio Wanderley, da 3ª SR Codevasf, e Edilson Barbosa, do Incra, reconheceram a legitimidade das demandas das famílias e reiteraram que irão trabalhar em sintonia para assegurar o direito dos pequenos produtores do sequeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários