O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), unidade vinculada ao Governo da Bahia e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), inaugurou na terça-feira (4) o ‘Solário de Dulce’ – um espaço dedicado ao acolhimento de pacientes em cuidados paliativos. A iniciativa busca oferecer um ambiente de conforto, afeto e dignidade aos pacientes e familiares durante o tratamento.
O local recebeu uma pintura especial com a imagem de Santa Dulce dos Pobres, feita pelo estúdio Ducacto, e foi adornado com plantas arrecadadas em uma campanha interna promovida pelo hospital em outubro, um gesto coletivo que simboliza o envolvimento da comunidade em torno do cuidado e da vida.
De acordo com o médico paliativista e presidente da Comissão de Cuidados Paliativos (CP/HRJ), Luiz Sérgio Rezende, o espaço representa um avanço importante na assistência hospitalar da região. “Hoje, o sentimento é de gratidão. Inaugurar esse espaço é um avanço grande para a região, pois possibilita que nossos pacientes sejam acolhidos e cuidados independente do estágio da vida”, afirmou.
Desde 2021, a Comissão de Cuidados Paliativos do HRJ desenvolve ações voltadas à humanização, garantindo que os pacientes recebam atenção integral e vivam com mais conforto e serenidade. A inauguração foi marcada por emoção e música. A paciente Maristela da Cunha, acolhida pela Comissão, participou do momento cantando para os presentes. “O momento foi maravilhoso. Mesmo estando internada, achei espetacular poder celebrar com todos a inauguração de um espaço tão bonito e que vai servir para todos. Aqui será também nosso refúgio”, disse.


