Em resposta aos questionamentos feitos por seu colega Gilmar Júnior (PV) na reunião plenária da última terça (26), a deputada Socorro Pimentel (UB) prestou esclarecimentos a respeito da transferência de recursos financeiros destinados aos profissionais de enfermagem no Estado.
De acordo com ela, o repasse do piso salarial é realizado no mês subsequente ao crédito efetuado pelo Ministério da Saúde, em razão da necessidade de cumprimento dos trâmites internos de aplicação e pagamento. Além disso, Socorro explicou que quase 65% do montante de R$ 8 milhões citado pelo deputado corresponde a rendimentos acumulados ao longo dos últimos dois anos, que, segundo o Ministério da Saúde, devem ser devolvidos à União.
O valor restante se refere aos ajustes que já vêm sendo feitos desde o dia 19 pela Secretaria Estadual de Saúde, segundo a parlamentar. A parlamentar ainda garantiu que os ajustes salariais de mais de 3.200 profissionais serão incluídos na folha de agosto e concluídos no próximo mês de setembro e reforçou o comprometimento do Estado com os profissionais de saúde.
“A governadora Raquel Lyra tem compromisso com o fortalecimento da saúde pública e com a valorização dos nossos profissionais. Hoje, mais do que nunca, vemos o efeito da regionalização e da interiorização dos serviços que chegam mais próximo das pessoas em cada recanto do nosso Estado”, argumentou.


