Nos dias 1º e 2 de agosto, a cidade de Sobradinho, conhecida como a “terra da barragem”, será palco da I Feira Literária “Virada da Leitura”, que acontecerá na Praça Daniella Caetano, no centro da cidade. O evento é promovido pela Associação de Artes Cênicas de Sobradinho (AACS) e foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (n.º 01/2024), através do Programa Bahia Literária, com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio das secretarias de Educação e Cultura, via Fundação Pedro Calmon.
A programação será diversificada, inclusiva e voltada para a valorização da cultura negra, da literatura baiana e das representatividades locais e regionais. Serão discutidos temas como diversidade de gênero e raça, povos originários, cultura nordestina e periférica, e protagonismo juvenil. O evento contará com oficinas, rodas de conversa, mesas literárias, recitais poéticos e um passeio literário fluvial na barca Vapor do Vinho, que premiará estudantes leitores.
A feira também marcará presença de professores e doutores da Uneb e Univasf, além do lançamento de livros de autores locais e regionais, como Maviael Melo e Pók Ribeiro. Para o público infantil, estão previstas oficinas de pipas e a presença de Willian Fernando, Patrono da Contação de História.
Outro destaque da programação será a Gincana Cultural entre escolas locais, com foco na arrecadação de alimentos para o programa Bahia Sem Fome e livros literários para doação. O projeto também conta com apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria de Educação do Estado, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.
À frente da organização estão Edgleide Fonseca, Maria Rita e Antonio Ivo, que convidam toda a comunidade do Território Sertão do São Francisco para prestigiar esse momento especial de incentivo à leitura e valorização da identidade cultural baiana.


