Em Sobradinho, Norte da Bahia, as secretarias municipais de Planejamento e Gestão Urbanística e de Infraestrutura e Serviços Públicos estão implementando medidas para mitigar os impactos da interdição da Ponte Presidente Dutra, em Juazeiro (BA), devido às obras da Travessia Urbana. A ação visa a evitar acidentes e proteger o pavimento e a infraestrutura urbana da Terra da Barragem.
Segundo o secretário de Planejamento e Gestão Urbanística, Alexandre Delles, a prefeitura está adotando três eixos principais: garantir a segurança viária, proteger o pavimento e a infraestrutura urbana, e organizar o trânsito no perímetro urbano. Caminhões pesados que utilizam Sobradinho como via de desvio estão proibidos de circular na área urbana, com exceção daqueles que abastecem o comércio local.
Para isso, a prefeitura sinalizou o trecho de desvio e instalou quatro barreiras de fiscalização, com o objetivo de direcionar os motoristas. Além disso, está realizando o patrolamento das estradas de chão utilizadas como desvio para garantir a trafegabilidade.
A medida busca evitar que caminhões pesados, com quatro eixos ou mais, transitem pela avenida principal da cidade, danificando o pavimento, que não suporta esse tipo de transporte.
“A interdição da ponte, um dos principais corredores de transporte do Vale de São Francisco, gerou uma pressão maior para o tráfego na cidade de Sobradinho. Diante disso, o prefeito Cleivynho Sampaio, extremamente responsável, determinou algumas medidas para que os veículos pesados trafeguem com segurança, sem trazer prejuízos para nossa cidade e munícipes. Compreendemos o valor desta grande obra da Travessia Urbana para nossa cidade polo, Juazeiro, e, para contribuir, adotamos medidas locais que vão garantir o tráfego seguro e organizado, protegendo nossa malha viária”, declarou Delles.
Impacto
Ele argumentou ainda que a movimentação de veículos de grande porte dentro do perímetro urbano impacta na segurança dos pedestres e também no comércio local. “Portanto, estabelecemos que os veículos pesados não terão acesso à via urbana. O trecho de desvio está devidamente sinalizado, e implantamos quatro barreiras de fiscalização para orientar e direcionar os motoristas. Estamos fazendo o patrolamento de trechos para garantir a trafegabilidade. A Prefeitura de Sobradinho fez todo um planejamento, inclusive o prefeito está buscando suporte junto aos órgãos responsáveis para minimizar os impactos na nossa cidade“, completou o secretário.



Cabe salientar que da barragem até à primeira rótula, e da rótula seguindo à direita até a BA-210, trata-se da BA-316, uma rodovia estadual, sob circunscrição do SEINFRA/BA, a prefeitura não deve interferir na rodovia estadual e fazer desvios.
Caminhoneiros, denunciem, não se sujeitam a andar em estradas sem pavimento!
http://sit.infraestrutura.ba.gov.br/maparadar/#15/-9.4795/-40.7958