Depois de muitas expectativas, a Casa Plínio Amorim decidiu na manhã de hoje (14) o número definitivo de representantes do Poder Legislativo de Petrolina a partir de 2013. Por 12 votos a 1, os atuais vereadores votaram pelas 19 vagas. A única ausência foi a de Cristina Costa (PT), que se encontra de licença médica.
Apenas Osinaldo Souza (PP) optou pelo número de 21 vereadores – quantidade existente até a legislatura de 2004, antes da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de reduzir as vagas dos Legislativos no país.
Mas a votação não ocorreu tão serena assim. Pelo contrário. Visivelmente aborrecido, Osinaldo não poupou críticas aos demais colegas nem à presidente da Mesa Diretora, Maria Elena (PSB), com a qual chegou a discutir durante a sessão.
Osinaldo garantiu que a grande maioria dos vereadores queria 21 representantes para 2013, e lamentou que na hora “H” tenham mudado de ideia. “Se a maioria (dos vereadores) queria 21, e votou em 19, então a maioria não tem voz nesta Casa”, alfinetou.
“Para a plateia”
O aborrecimento de Osinaldo remete-se à reunião de ontem (13) na Câmara Municipal, quando Maria Elena discutiu o projeto com todos os vereadores. A presidente, no entanto, rebateu com veemência o vereador. Segundo Maria Elena, o próprio Osinaldo sabia que não haveria consenso para aprovar as 21 vagas para 2013, e deixou para manifestar sua intenção somente na hora do projeto ser votado.
“Em nenhum momento o vereador Osinaldo defendeu os 21, e qual não foi nossa surpresa quando ele veio hoje (no plenário) com essa proposta”, lamentou a presidente, afirmando que Osinaldo “jogou para a plateia” ao defender um número de vagas apontado pela maioria dos petrolinenses nas diversas enquetes feitas pelos programas de rádio locais.
A própria Maria Elena, que inicialmente defendia os 21, se disse “orgulhosa” por aprovar um consenso “que foi possível trabalhar” e compactuar em reunião. “Sinto-me orgulhosa em atender o clamor da população, que queria esse projeto votado desde o ano passado”, avaliou.



Ainda bem que falta pouco meses para essa câmara de vereadores sair, porque a população não aguenta mais tanta incompetência.E a presidente ainda diz que está orgulhosa do que vem fazendo, a resposta esta perto de chegar.Fora todos.
Atualmente, nas condições impostas a Sociedade, a discussão da quantidades de vaga pouco importa para nós, ou pelo menos para mim. Queremos ver resultados, frutos de bons Projetos!
Aumentar para que? Somente para onerar os cofres públicos, pois trabalho que é bom nada, é uma verdadeira vergonha. Não se vê nada legislado em favor do povo, a cidade continua às moscas, nenhum projeto estrutural novo, os bairros continuam carentes de saneamento, calçamento, as principais ruas continuam esburacadas. Entra ano sai ano e vemos as mesmas coisas, vai chegando eleição e começamos a ver algumas obras para enganar a galera, foi assim com sucessor Odacyr lembram? Asfaltou algumas ruas da cidade.
A sociedade petrolinense, já que não pode votar nesta nova vergonha (aumento do nº de vereadores) pelo menos que faça uma limpeza geral, mande embora estes enganadores, verdadeiros “sangue sugas”, pelo visto o que está faltando para a população é um pouco, mais um pouquinho só de vergonha na cara.
Aprovado, Fora todos.
SERIA ÓTIMO SE UM DESSES ATUAIS, FICASSE NA VIGÉSIMA, OU VIGÉSIMA PRIMEIRA COLOCAÇÃO NA PRÓXIMA ELEIÇÃO…KKK
Eddie Murphy da Assembleia ta com medinho de não ter mais vaguinha pra ele nas proximas eleições né ?
se a população queria 21 vereadores pq não aprovaram?????? afinal quem vcs representam???? O número de vereadores não aumenta em nada os gastos com o poder legislativo o repasse é sempre o mesmo!!!!
Mais de todo modo 19 é melhor que o numero atual.
Quanto menos sangue-sugas melhor!
Me envergonho com a baderna destes vereadores!
19 vereadores que terão 6 semanas de recesso no início de cada ano e que vão ter muito trabalho porque não poderão ter 9 ajudantes. Os 14 atuais contam manter o lugar e aceitam mais 5 junto deles.
A atual legislatura, tem trabalhado muito,nunca se aprovou tantos projetos para Petrolina, se o prefeito não trabalha com certeza não é por falta de verba e sim por falta de vontade, compromisso, responsabilidade e respeito com o povo de Petrolina.
Jogou duro, botou moral com Ozinaldo essa Presidente.
A presidente e a maioria assumiram que queriam 21, mas sabe-se lá porque votaram 19. vai enteder…? osinaldo tem razão! a votade era grande, mas….de repente alguma interferencia externa…