A novela em que está se transformando a polêmica implantação do sistema eletrônico de Zona Azul em Petrolina tem tudo para se arrastar por muitos capítulos. Os presidentes do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, respectivamente Joaquim de Castro (foto) e João Ferreira, decidiram entrar com uma representação no Ministério Público Estadual (MPE) para garantir que o novo modelo não seja viabilizado – ou pelo menos não sem antes haver uma discussão mais aprofundada sobre o assunto.
Ontem (14), o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) já havia determinado a suspensão do processo licitatório da nova Zona Azul, por considerar a existência de ilegalidades no processo. Um deles, por exemplo, é o valor da tarifa, que passa de R$ 1 para R$ 2,40 por duas horas de estacionamento (um aumento real de 140%).
Segundo Joaquim de Castro, o mandado de segurança foi respaldado em assembleia na semana passada, realizada com os lojistas. Ele sustenta que o sistema eletrônico de Zona Azul vai afastar os clientes do comércio do Centro. Semana passada, o diretor-presidente da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Paulo Valgueiro, disse justamente o contrário.
“O preço (da Zona Azul) vai subir demais e o tempo do consumidor diminui, pois as horas serão fracionadas. Além disso ninguém sabe onde essa empresa (Serttel Ltda, vencedora da licitação) vai aplicar os recursos que arrecadar, num atividade que era para ter apenas a função de reordenar o trânsito”, criticou.
O presidente do Sindilojas disse também que a tendência dos consumidores do Centro, caso o novo sistema rotativo de estacionamento fosse implantado, era de migrarem para o River Shopping, que também cobra taxa de estacionamento, mas por um período de quatro horas. “Eu admito até que a (avenida) Souza Filho está estrangulada e precisa de uma reordenação, mas não nesses moldes. Precisamos rediscutir o assunto e esperamos que a prefeitura nos procure, já que não fomos consultados em nenhum momento sobre esse novo modelo”, finalizou.




Tenho certeza de que muita gente vai migrar pra Juazeiro e fazer compras lá. Inclusive eu.
Isso é um absurdo e uma falta de respeito sem precedentes para com o consumidor.
Vou fazer a minha parte. Vou boicotar, assim como fiz com o River Shoping.
Olha aí seu Joaquim de Castro, menos um no comércio.
Isso é uma pouca vergonha,infelizmente as autoridades
não tomam nenhuma atitude,”será que estão unidos
com estas pessoas? Para cada vez mais se aproveitarem
dos nossos tão suados dinheirinhos.
(Não dou muito tempo para termos que pagar pelo ar que
respiramos).
Temos que boicotá,não tendo lucro isso não dará certo.
É Muita Zona para uma cidade só. Sou mais a ZONA DE BRANCA.
Considerando que o objetivo é melhorar o rendimento do comercio e organizar melhor o transito seria muito mais simples a criação de estacionamento rotativo de curto período, ou seja, ao estacionar o veiculo o condutor teria por obrigação deixar o farol alto aceso, que neste caso se o condutor demorar mais de 30 minutos teria sua bateria descarregada e uma multa de seria aplicada. Essa idéia faria um estacionamento rotativo para quem realmente vai ao comercio resolver pequenas coisas.
E quanto aos lojistas, esses deveriam criar um espaço para estacionamento de seus funcionários.
esse negócio de zona azul ñ existe ok?
Assim como o desenvolvimento deve ser descentralizado do Centro Sul e Sul para o Norte e Nordeste, e das capitais para o interior, assim também precisamos deslocar o movimento do Centro para os bairros de Petrolina. No momento em que houver todas as opções de compra nos bairros o centro ficará folgadão.
Agora que este aumento tá extorcivo, ah isto está.
Quero saber quem está no esquema do rá rá.
Finalmente a Sociedade Civil Organizada está se posicionando já que a cidade não tem vereadores, prefeitos e outras autoridades que possa defender o cidadão de bem que está preste a ser assaltado a mão armada toda vez que precisar ir ao centro. Se não bastasse já pagarmos uma fortuna no estacionamento do shoping, a gasolina mais cara do Brasil , agora teremos também um dos estacioamentos mais caros….Socorro!!!!!!!!!
Parece que tem alguem muito importante por tras disso tudo, tendo em vista que é um projeto que não trará nenhum benefício para a população e que há um descontentamento geral. onde estão os no bres vereadores que elegemos, não deveriam eles estarem do nosso lado?
Nas próximas eleições vamos ter mais cuidado com quem elegemos. Dessa vez parece que o tiro saiu pela culatra.
É pq quem cria esse meio de renda ai, tem uma credencial no carro e para onde quer sem pagar, é uma bela fonte de receita mesmo, até o povo egoísta de petrolina q só pensa em si criar vergonha e tomar uma atitude, faça como eu, leve um motorista do lado ou um amigo, desça onde vai resolver suas coisas e deixe seu motorista ou amigo rodando olhando as gatinhas, gasta combustivel, mas melhor que botar no bolso de quem nao deve… tem que gastar de todo jeito…
Miguel, se você encontrar um lugar para estacionar seu carro, boas compras la em Juazeiro.
Perguntar não ofende?
Por que é que se abre licitação para EMPRESA cuidar da NOVA ZONA AZUL? A Empresa só vai pintar o meio fio de AZUL e mais nada! pronto! dinheiro no bolso. Isso é uma vergonha!!!
Nunca vir nenhuma delas fazendo nada, a atual, de um amigo de Fernando Bezerra, por exemplo, nunca fez nada em prol dos usuários do trânsito.
Agora, o Prefeito Julio Lóssio quer transferir para uma amigo dele e quem paga a conta somos nós e bem mais cara. É fato, o amigo de Julio Lóssio é bem mais importante do que o de FBC. É 140% MAIS IMPORTANTE!
O Paulo Valqueiro estava todo prosa e com os olhos brilhando quando falava da NOVA ZONA AZUL de maior preço, da NOVA PETROLINA.
Parabéns por valorizar os amigos
nao sei porque tanto barulho, aqui nao e cidade dos impossiveis.
É realmente a Petrolina de todos nós, mas para quem coloca as pessoas no carro do lixo e se diz cuidar delas, cobrar 140% de uma Zona que se diz azul até que esta barata a conta dos que somos nós que pagamos mesmo, povo tem que levar a pior para não dizer fumo.
É a Petrolina dos impossíveis e como tal nada mais justo que fazer valer o título impossível mesmo vai ser ter que pagar. É uma verdadeira zona.
Qro saber para onde vai o dinheiro arrecadado. Até hj não descobri. Ainda não vi nenhuma prestação de conta aqui no blog.
Quem se habilita a prestar a informação????
Estou esperando