Simão Durando detalha São João 2025 com foco em segurança e impacto econômico

por Carlos Britto // 12 de junho de 2025 às 10:36

Foto: Blog do Carlos Britto

Em coletiva realizada nessa quarta-feira (11), o prefeito Simão Durando apresentou todos os detalhes do São João 2025 de Petrolina, que este ano traz o tema ‘É a Cara da Gente’. O evento, que se consolida como motor de desenvolvimento, identidade cultural e oportunidade para milhares de famílias, contará com uma estrutura reforçada e ações de segurança, saúde, mobilidade e inclusão.

A segurança será um dos pontos altos da edição deste ano. Serão mais de 20 pontos de monitoramento, 70 câmeras, incluindo reconhecimento facial, e patrulhamento diário com viaturas e motos da Guarda Civil Municipal. No total, 51 agentes atuarão por noite, com reforço da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, PRF e segurança privada, totalizando mais de mil profissionais por noite. A festa junina também contará com ações de saúde através do Samu 192, com ambulância de suporte avançado e equipe completa, além de campanhas educativas da Vigilância em Saúde e testagens rápidas. A Agência Municipal Vigilância Sanitária (AMVS) será responsável pela fiscalização e orientação nas barracas de alimentos e bebidas.

Para garantir mobilidade e acesso seguro ao pátio, mais de 50 agentes da AMMPLA estarão em atuação por noite. O São João terá apoio de 390 táxis, 836 mototaxistas, 2.400 motoristas de aplicativo e 250 vans. O Expresso do Forró, com ônibus exclusivos, sairá do River Shopping e do Mix Mateus, além de 12 linhas especiais.

Do ponto de vista social, a festa também amplia o compromisso com a inclusão. O Lounge da Acessibilidade atenderá mais de 200 pessoas por noite. Já o ‘stand social’ acolherá os filhos dos ambulantes e catadores de recicláveis que irão trabalhar no evento. Além disso, o Forró do Vovô e da Vovó e o Forró da Acessibilidade acontecerão nos dias 16 e 17 de junho, garantindo que todos possam participar da festa.

A solidariedade marca presença com o Projeto ‘Fã Solidário’, que sorteará ingressos em troca de alimentos no período de 13 a 23 de junho. A Campanha do Agasalho segue até o fim do mês, com oito pontos de coleta na cidade.

Expectativa

A expectativa é de que mais de 1 milhão de pessoas participem do ciclo junino, incluindo cerca de 50 mil turistas de mais de 150 cidades do Brasil. O São João deve injetar R$ 320 milhões na economia local e gerar cerca de 17 mil empregos diretos e indiretos. Cerca de 700 ambulantes e barraqueiros estarão autorizados a trabalhar no circuito, com acesso a linha de crédito da AGE de até R$ 7 mil. “Petrolina vive um São João que movimenta a economia, gera empregos, valoriza a nossa cultura e acolhe nossa gente. Essa é uma festa que tem, de fato, a cara da gente”, destacou o prefeito Simão Durando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários