Sesc Petrolina realizará atividades em comemoração ao Dia do Comerciário

por Carlos Britto // 16 de outubro de 2011 às 16:10

O Sindicato dos Comerciários de Petrolina já programou o dia festivo para homenagear a categoria.

Nesta segunda-feira (17), Dia do Comerciário, haverá uma extensa programação no Sesc Petrolina, que começará a partir das 9h e se estenderá até as 17h.

Entre as atrações, várias atividades recreativas, a exemplo de torneios, jogos de salão, brincadeiras aquáticas e bingo recreativo, além de muita música e uma feijoada. A entrada é gratuita para os comerciários e suas famílias.

Sesc Petrolina realizará atividades em comemoração ao Dia do Comerciário

  1. Provocação para o Bem disse:

    Este Blog poderia promover uma discussão sobre o dia do comerciário. Acho uma das comprovações de que os legisladores agem por impulso e com a preocupação de não perder votos. Ou então é a política sindical interferindo no legislativo municipal, estadual e federal. Eu resumo este questionamento com as seguintes perguntas:
    1 – Por que somente as categorias Comerciários e professores têm o direito de um dia feriado, especificamente pra cada uma estas duas?
    2 – Por que não dedicar um dia também diferente para cada uma das outras categorias, tipo pedreiro, padeiro, costureira, cozinheira, mecânico, engenheiro médico e etc. etc …?

    3 – Se já temos o 1º de maio para todos os trabalhadores, por que este privilégio, ou todos não são iguais perante a lei?
    4 – Qual o legislador que irá encampar a campanha para moralizar a própria lei do tratamento igualitário?
    Eu acho este caso um absurdo, junto a tantos outros que passam despercebidos. A população brasileira é passiva e cúmplice dos próprios erros que atingem a todos. Uma cumplicidade embriagante.

  2. Josival Amorim disse:

    Nada contra a nenhuma categoria profissional, mas quero concordar com o comentarista que tenta abrir esta discussão. Acho até que, dentro da própria categoria dos comerciários e professores, uma enquete daria maioria à opinião de que realmente não se está sendo justo com as outras categorias profissionais. Afinal está tão em voga o combate a privilégios. Este caso é um equívoco em nome dos chamados avanços dos direitos do trabalhador. Destacar um dia em homenagem a cada categoria, tudo bem, mas sem essa de feriado. A minha categoria de Engrº Argrº também tem o seu dia. E quanto é importante para uma região como a nossa o Engenheiro agrônomo! Todavia nunca passou pela nossa cabeça a pretensão de um dia feriado.
    Discordo da solução em se acabar com o feriado do 1º de maio e se permitir criar um feriado para cada categoria. Isto sim seria um absurdo. O dia primeiro de maio é uma confirmação de que somos todos iguais perante a lei. Este dia aviva a idéia de um tratamento igualitário. Existem muitos privilégios entre os postos assumidos na administração pública e privada que não se pode demover. O bom é que se pudesse reluzi-los ao mínimo, deixando-se somente aqueles casos exigidos por segurança ou pela preservação de intimidades e status que somente ao órgão e à própria função interessam.
    De modo que, as categorias já contempladas com um dia feriado, deviam negociar o fim deste privilégio. Mesmo que os patrões tenham que acrescentar, no salário, o valor correspondente a este dia que passaria ser trabalhado.
    Seria um gesto de grandeza, destas duas categorias, aceitarem, caso surgisse um projeto legislativo corrigindo esta desigualdade de tratamento entre as categorias.
    Qual o legislador se arriscaria assinar este projeto?
    A quem compete esta iniciativa?
    Com a palavra quem sabe bem destas coisas, porque eu não sei…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Obrigada Carlos por lembrar ao povo dessa cidade, que o que ela é hoje deve a pessoas ilustres como esses…