Os servidores municipais de Petrolina continuarão em greve por tempo indeterminado. De acordo com o Sindsemp, o sindicato da categoria, a contraproposta apresentada pela prefeitura na manhã de hoje (8) não contempla uma parte dos trabalhadores e ainda exclui algumas gratificações, como o pó de giz dos professores.
Segundo a presidente do Sindicato, Léia Araújo, a proposta do Executivo é criar a Gratificação Especial de Regência de Classe (GERC) para os servidores do Magistério. “A prefeitura propõe a criação desse novo benefício, mas exclui o pó de giz. A mudança traz prejuízo para os professores”, explica.
De acordo com uma nota divulgada pela assessoria de comunicação da prefeitura, o Executivo ainda propôs o reajuste salarial de modo que todas as secretarias fossem contempladas e o salário-base fosse igualado ao salário mínimo. No entanto, segundo Léia, nem todos os trabalhadores seriam beneficiados com esse aumento.
De todas as propostas, apenas a que redefine a data-base para reajuste dos servidores foi aceita pela categoria. A partir de 2014, o mês de janeiro será a referência para o aumento.
Na próxima sexta-feira (10), os servidores irão até a Câmara de Vereadores, às 9h, para discutir as principais reinvindicações da categoria e fazer uma avaliação do movimento. “Amanhã (9), a mobilização ocorrerá nas mídias, nos veículos de comunicação, desde rádio à internet. Queremos convocar os outros colegas e esclarecer os principais pontos de nossa pauta. Na sexta, iremos até à Câmara conversar com os vereadores de oposição e situação”, informa Léia.
O outro lado
A prefeitura de Petrolina enviou uma nota à imprensa informando os principais pontos da contraproposta apresentada pelo Executivo. De acordo com a nota, “o prefeito entende como justas as reivindicações dos servidores públicos municipais, porém o momento de crise enfrentado por todos os municípios brasileiros, refletido em nossa cidade, reveste-se de fator proibitivo da concessão de reajuste salarial na medida pretendida tanto pelo Executivo como pelo Sindicato”, explica.
A contraproposta apresentada nesta quarta-feira seria “o limite da possibilidade” do Executivo. “Basta observar que a queda da arrecadação, no último quadrimestre de 2012, fez com que o índice de comprometimento da despesa com pessoal alcançasse expressivos 52,46% da Receita Corrente Líquida (RCL), acima do limite prudencial de 51,3%, conforme notificação do Tribunal de Contas do Estado (TCE)”, informa.
No fim, a nota da prefeitura deixa claro que ainda não teria recebido nenhum aviso oficial de greve da categoria. “Até o momento, a Secretaria de Administração de Petrolina ainda não recebeu qualquer documento oficial que confirme a paralisação dos servidores por tempo indeterminado. No momento em que isso ocorrer, o município concederá as informações sobre as providências cabíveis neste caso”, finaliza.



É lamentável que a gestão , justifique que não tem recursos suficientes para o aumento de salários dos servidores. A luta e os protestos diários não são apenas por salários justos, porque isso nós merecemos! É lei! O professor , que educa, que ensina o seu filho a ler e a escrever, que deposita seu carinho e dedicação as crianças de Petrolina recebem menos que um salário mínimo.
A luta diária é por respeito! É por consideração, é por libertação. O regime trabalhista de Petrolina é perseguidor. O assédio moral é frequente !O servidor é agredido frequentemente. Boa parte da população , acredita que os serviços não são prestados com qualidade por que o servidor não tem boa vontade.
O que nos falta é condições de trabalho, já observaram as condições de trabalho dos servidores dos trabalhadores de saúde de Petrolina? Vocês já entraram em um consultório e ficaram sem a receita ,porque o médico não tinha o receituário para prescrever? Pois é! Isso é a atual realidade da cidade do progresso.
Gente , o aumento de salário não beneficia apenas os funcionários , a GREVE e a reivindicações , não são apenas para os servidores , são para SEVIR, SEVIR a população de Petrolina, condições de trabalho estão inclusas as cadeiras para as crianças nas escolas, as melhorias incluem a água nos postos de saúde, incluem a sua receita. Incluem servidores motivados, de coração aberto , sem medo, sem traumas .
Estou orando por você, servidor municipal de Petrolina, que votou de graça.
Sou servidora, e NÃO VOTEI para esse prefeito quem votou foram os contratados e os puxa-sacos dele com interesse de trabalhar para o prefeito,tirou do concursado para dar aos contratados deles,o senhor prefeito e seu vice são mascarados mas a máscara caiu à muito tempo quem não vê é quem não quer,fora os postos de saúde que estão abandonados sem material de nada,sem medicamentos e sem condições de trabalho digno “Esse é o PREFEITO da SAÙDE”,e o povo parece que ainda não está sentindo as consequências, é isso aí, mas o bolso de NÓS SERVIDORES senti porque mal dá para pagar as despesas de casa…
gratificações, como o pó de giz dos professores. – que eles vão inventar mais ?????
como vc e pobre de amor no minimo nao estudou nao saber que po de giz provoca varias doencas,realmente o mundo ta cheio de mal amado
querido Osvaldo, sou estudante e tenho bastante conhecimento da verdede do mundo e da política, que não valorizam a educação que é verdadeira fonte de mudança , enquanto os vereadores e deputados recebem um salário absurdo para não fazerem quase nada e os professores que realmente formam pessoas recebem um salário de vergonha, é realmente ridículo isso.
Se o índice de comprometimento de despesa pessoal está acima do limite, com certeza isso não é culpa dos salários dos professores nem de muitos servidores municipais. Porque não analisar que foi ano passado que houve aquele “humilde” aumento do salário dos vereadores.
A VEREADORA CRISTINA COSTA ESTAVA NO GABINETE DO PREFEITO.
OUTRO DIA ELA QUERIA APROVAR ALGO DO PREFEITO SEM LICITAÇÃO.
EU , HEIM…….
ISSO TA MAL EXPLICADO
Cristina Costa deu as costas para os servidores e a população de Petrolina. Ela defende com unhas e dentes todos esses desmandos do prefeito. Mas ela vai receber o troco ´por enganar a população e trair os trouxas, que assim como eu, votaram nela.
ISSO É VERGONHOSO PRA NOSSA CIDADE,ELE COLOCA PROPAGANDA NA TV ACHANDO QUE ELE É UM MÁXIMO,ANTES O SLOGAN DELE ERA “AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR” AGORA QUE JÁ PASSOU OS TROUXAS QUE VOTARAM DE GRAÇA NELE PRA TRÁS, O SLOGAN É “PRA FRENTE COM AS PESSOAS”, AS PESSOAS QUE ELE QUER ENXERGAR AFINAL ELE É OFTALMO!!!
VERGONHA…
É REALMENTE ESTE PREFEITO É UM ENGANADOR QUE SAUDADE DE ODACIR, OU ATÉ MESMO FERNANDINHO CHEGA DESTE JULIO.
O MEU RECADINHO É PARA O SR. PREFEITO E SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO. O QUE VEM ACONTECENDO É UM ABUSO, OS QUE ESTÃO FECHANDO AS ESCOLAS (DIRETORES) SÃO PESSOAS QUE NÃO QUERIAM O SR. NA PREFEITURA ISSO É PESSOAL E NÃO TEM NENHUM FUNDAMENTO LUTAR POR UM BENEFICIO DE PÓ DE GIZ QUE HÁ MUITO TEMPO NÃO EXISTE, PRIMEIRO NÃO ESTÃO EM SALA DE AULAS, HOJE É CONTADO NOS DEDOS PROFESSORES ¨CONCURSADOS” QUE ASSUMEM O SEU CARGO E NEM EXISTE MAIS O USO DE GIZ, QUEM FAZ TODO TRABALHO POR AMOR A PROFISSÃO SÃO OS PROFESSORES CONTRATADOS QUE SÃO HUMILHADOS POR NÃO SER DO QUADRO POR DIRETORES, COORDENADORES, SECRETARIAS E ATÉ PROIBIDOS DE ENTRAREM NA ESCOLA PORQUE USAM DO PODER PARA AFASTAR ESSES PROFISSIONAIS QUE NÃO QUEREM PARTICIPAR DE GREVE. O QUE DEVIA ACONTECER ERA O SR SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SABER QUAIS OS PROFESSORES CONTRATADOS QUE ADERIRAM A GREVE E OS QUE FORAM OBRIGADOS POR PROIBIÇÃO DA ENTRADA NA ESCOLA, O QUE VEM ACONTECENDO É MUITA HUMILHAÇÃO COM OS PROFESSORES CONTRATADOS POR OS DO QUADRO QUE TODOS SABEMOS QUE NÃO FIZERAM UMA PROVA PARA ESSE CARGO QUE ANTIGAMENTE ERA ARRUMADINHO, ISSO É FATO. NEM TODOS SÃO CONCURSADOS E QUE SE ACHAM NO PODER DE DEITAR E ROLAR. E NÃO É JUSTO UM PROFESSOR DEIXAR DE TRABALHAR PORQUE O DIRETOR(A) FECHA A ESCOLA E NÃO DEIXAR QUEM QUER TRABALHAR, EM QUE TEMPO NOS ESTAMOS? SR SECRETÁRIO COLOCA ESSE POVO EM SALA DE AULA ESSES DIRETORES QUE COMPRAM OS VOTOS COM UMA CERVEJA PARA ASSUMIREM ESSE CARGO E DEPOIS MAL ANDAM NAS ESCOLAS E AINDA PREJUDICAM QUEM DE FATO QUER TRABALHAR SEM FALAR NOS ALUNOS QUE SÃO OS MAIS PREJUDICADOS E OS CONTRATADOS QUE ESTÃO DE GREVE POR ESTAREM INSATISFEITOS COLOCA OUTROS E MANDAM EMBORA E OS DIRETORES, COORDENADORES QUE SÓ PENSAM EM SI COLOCA EM SALA DE AULA. SE ESTÃO RECLAMANDO DA GRATIFICAÇÃO DO PÓ DE GIZ TIRA O QUADRO BRANCO E COLOCA O GIZ PARA ELES TEREM MOTIVO PARA RECLAMAR. NÃO É JUSTO UM PROFESSOR CONTRATADO DEIXAR DE TRABALHAR PORQUE OS PODEROSOS NÃO DEIXAM. PENSEM NISSO.
DR. JULIO LOSSIO NÃO BAIXE A CABEÇA O SENHOR É UM ÓTIMO PREFEITO E CONTINUE LUTANDO PELO CERTO.
VOCÉ É UMA PUCHA SACO DE PREFEITO, VÁ ESTUDAR E FAZER SEU CONCURSO E DEIXE A VIDA DOS, CONCURSADOS QUE ESTAÕ. LUTANDO PELOS SEUS DIREITOS . OUVIU AMADA.
TAIANE DESCULPA MAS QUEM DEVE IR ESTUDAR É VOCÊ, LEIA SEU TEXTO E CUIDADO COM A PONTUAÇÃO QUERIDA. VEJA A VÍRGULA E O PONTO FINAL USADOS INDEVIDAMENTE.
BEIJINHOS
SÓ PARA REFRESCAR VEJA O QUE VOCÊ FEZ:
DEIXA A VIDA DOS, CONCURSADOS QUE ESTÃO. LUTANDO ISSO É QUE É UM ABSURDO UMA VÍRGULA E UM PONTO FINAL USADOS INDEVIDAMENTE.
ESSA É A REALIDADE DOS PROFESSORES FORA DE SALA DE AULA, NÃO ESTUDA PARA PELO MENOS ESCREVER UM PEQUENO TEXTO CORRETAMENTE.
MESMO ASM, EU AINDA PREFIRO ERRAR , NAS PONTUAÇOES DO QUE SER UMA PUCHA SACO HUMILHADA, E SEM FUTURO.
a educaçaõ e a arma mais poderosa para mudar o mundo;
senhor prefeito, veja como esta achacualhada a, aeducaçaõ. desta cidade eu mesmo vou tirar meu filho de colégio publico.pode ter certeza. os professores coitado todos lutando pelo. direito, que é de lei, naõ faça isto seu Júlio malvadeza.