“Sentimento de pertencimento” na mira dos holofotes

por Carlos Britto // 29 de fevereiro de 2012 às 06:39

Engana-se quem acha que terminou a polêmica da reforma na Praça Maria Auxiliadora, no Centro de Petrolina. Principalmente nesse momento em que está em foco a discussão da venda de patrimônios públicos da cidade pela prefeitura, e fica cada vez mais evidente o tal “sentimento de pertencimento” que chegou a ser usado como ironia pelo prefeito, mas cada vez mais vem ganhando ressonância na sociedade.

Desta vez os petrolinenses estão lamentando a retirada das antigas pedras que ficavam no monumento da santa que dá nome a praça, pedras essas que segundo a comunidade foram lapidadas pelos moradores antigos e que faziam parte da história do munícipio, sendo substituídas por espelhos (foto) com o objetivo de modernizar o cenário, que o povo sempre teve na memória como patrimônio histórico da cidade.

“Sentimento de pertencimento” na mira dos holofotes

  1. Coco seco disse:

    Se não bastasse, tive o desprazer de ver a “recuperação” daquele monumento próximo ao loteamento Recife… Que mal gosto!

    Petrolina merece a revitalizações de seus monumento e não a satirização horrenda da história de nossa cidade!

  2. Capitolina disse:

    Muito me entristece ver esse sentimento que consome os prefeitos de Juazeiro e Petrolina [de todas as gestões até hoje]: um sentimento de querer ser capital. As cidades devem ter orgulho de serem interioranas e preservar seu patrimônio histórico. Cidade sem história é cidade morta!

  3. PedroLucas disse:

    rpz..ninguem vai tomar providencia nao? ja virou palhaçada essa atuação da prefeitura nesses patrimonios e praças.

      1. Mariá disse:

        Isso só está acontecendo porque a Prefeitura de Petrolina encontra-se cheia de dinheiro, essa é a razão de tantas despesas sem necessidade. o espelho é fragil e necessitará de trocas rotineiras, o que não acontece com as pedras

  4. Alvaro Carvalho disse:

    Que me perdoem as pessoas que fazem esse blog, mas essa matéria é uma babaguice. Ora, perder tempo e o espaço do blog para levantar uma besteira dessas, pelo amor de Deus.]
    Se quiserem falar da nova decoração (horrosa por sinal) da praça, eu concordo plenamente, mas querer achar polêmica em pedras que foram trocadas, ai já é demais.

    1. Adriano Costa disse:

      Alvaro Carvalho, você é que está fora de contexto e não vem acompanhando a polêmica. Atualize-se! Se não puder ajudar no melhoramento da cidade, acompanhe calado. A população agradece.

      1. Alvaro Carvalho disse:

        O não deixa de ser uma besteira, a cidade com tantos problemas e vcs se preocuoando com isso

    2. Junior Moreira disse:

      Quem é Alvaro Carvalho?
      Não sei o que é pior se as recuperações feitas como verdadeiras atrocidades arquitetônicas ou perder meu tempo lendo algo tão desnecessário como seu comentário.

      1. Alvaro Carvalho disse:

        Sou um cidadao Petrolinense, e tenho direito de externar minha opiniao. Ou vc é contra a constituição?

  5. Watergate disse:

    Até que dessa vez ficou interessante.
    Parecendo uma penteadeira de……..

  6. R!CARDO RODR!GUES disse:

    TENHO ORGULHO DE SER DE UMA CIDADE DO SERTÃO NORDESTINO, NÃO DE UMA CAPITAL POLUÍDA E DE SOCIEDADE DESASTROSA.

    PETROLINA SEMPRE PRESOU POR SER LIMPA E NA GESTÃO ATUAL, É UMA IMUNDICE SÓ… RIDÍCULO ACABAR COM NOSSA HISTÓRIA EM FUNÇÃO DE APARECER MAIS BONITINHA.

    SÓ FALTA ELE PINTAR A CATEDRAL DE VERDE-BEBÊ OU DE ROSA-CLICLETE!

    1. Carla disse:

      kkkkkkkkkkkkkkkkk se realmente tivesse ficado “bonitinha” até dava pra levar…mas não é o q vem acontecendo.Esses monumento são bonitos exatamente pela simplicidade e a história que faz parte da história da cidade.Palhaçada!

  7. Que absurdo! disse:

    Esse prefeito, que não é petrolinense, está destruindo a história da nossa cidade; eu até consigo imaginar (não aceitar) o descaso, afinal ele não sentou à sombra das árvores (hoje arrancadas) na praça depois da escola, não desfrutou da beleza que ela tinha em meados dos anos 80 e 90. Agora, secretários petrolinenses e principalmente a população aceitar um absurdo desse eu não acredito!!!! Quem é o responsável por esses projetos? Quem são as pessoas responsáveis por aprovar e permitir que isso aconteça? Um basta nessa loucura já!!! A praça está parecendo a caatinga do nordeste (se esse era o intiuto, conseguiram) arrancaram as árvores, colocaram aquelas pedras horrorosas e aqueles cactos nos seus lugares. Daqui a pouco vão tirar a Santa (Nossa Senhora Auxiliadora) se não tomarmos providência!! Chega!

  8. Anny disse:

    Mil vezes vergonha de ter votado no atual prefeito… Senhor, perdoa-me, eu não sabia o que estava plantando… hoje colho essas tristes notícias!

  9. André disse:

    Estes espelhos é o ver se o povo se enxerga e luta pelo seu patrimônio!!! Q palhaçada é esta?!?!? Sinceramente falando, o povo sertanejo já foi mais corajoso e guerreiro…….

    1. Chicó disse:

      Absurdo esses espelhos! Não dou 15 dias pra os vandalos destruirem, oh povo sem noção, sim e as pedras foram parar na casa de quem mesmo?!
      “Petrolina, Juazeiro, juazeiro Petrolina todas duas eu achava umas coisas lindas mas os prefeitos forasteiros destruiram minhas meninas” Cai fora Julio Lóssio e Isac que vocês lamentavelmente só destroem essas cidades.

      1. Carla disse:

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rir pra não chorar.O que tá parecendo é que não tem ninguém á frente desses projetos ou se tem gostaria de saber quem são,parece leigos ou melhor ,pessoas de bom gosto, sensata jamais faria o que eles estão fazendo… pq nunca vi minha cidade desse jeito…

  10. Crítico disse:

    ESSE NEGOCIO DE MODERNIZAR TUDO É COISA DE BAITOLA! PRECISAMOS CONSERVAR SEM ALTERAR!!!

  11. Petrolinense Nato disse:

    Simplesmente RIDICULO! Parece coisa de ricifense!

  12. Carla disse:

    Já virou piada mesmo,ainda bem que na minha infância tirei foto exatamente aí,não tinha essas grades e muito menos esse espelho horroroso, que pode até prejudicar ,dependendo da direção do sol,refletir a luz e atrapalhar o pedestre nesse trecho.Eu na minha ignorância,deixaria como estava ,essas praças centrais contam e fazem parte da história da cidade.Modernidade nas novas praças,êita povo “letrado” e burro

  13. Agatha disse:

    Meu Deus, quando a gente pensa que a praça não pode ficar mais horrenda aí vem essa. Isto é o que dá se cercar de amadores. Por que o sr. prefeito não faz “essas intervenções de tão bom gosto” em suas propriedades e nos livra definitivamente dessas presepadas. Neste tal de pertencimento a única coisa que eu sei: meu voto não pertence a ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários