Senai irá oferecer 50 mil vagas em capacitação

por Carlos Britto // 15 de janeiro de 2011 às 19:08

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) vai abrir este ano 50 mil vagas para cursos profissionalizantes em todo o Brasil, destinadas a alunos de escolas públicas e das unidades do Serviço Social da Indústria (Sesi). Para Pernambuco foram destinadas 440 dessas vagas, que deverão ser oferecidas no Senai de Caruaru, Petrolina e Santa Cruz do Capibaribe e em unidades educacionais Garanhuns – que ainda estão sendo escolhidas pelo Senai-PE.

Os cursos, com carga horária de 160 horas, serão direcionados a estudantes do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), mantido pelo Sesi. As duas entidades organizarão, no primeiro semestre deste ano, um processo seletivo para a ocupação das vagas. As aulas devem começar a partir do segundo semestre. Segundo a gerente de Educação Profissional e Tecnológica do Senai-PE, Cláudia Orvain, o tipo de curso profissionalizante que será oferecido em cada unidade vai levar em consideração os arranjos produtivos de cada área.

“Em Petrolina serão oferecidos cursos na área de alimentos e automotivos; em Caruaru, de vestuário, automotivos e produção de moda; em Santa Cruz do Capibaribe, também vestuário e produção de moda; e em Garanhuns, ainda está sendo acertado os detalhes. A proposta é fazer com que os alunos tenham oportunidade dentro do mercado de trabalho da região onde ele reside”, afir­mou.

Cláudia Orvain explicou ainda que os cursos começarão a ser oferecidos no segundo semestre porque as aulas do EJA começam no início do ano. “É importante que eles tenham uma vivência de sala de aula para que o profissionalizante seja iniciado”, afirmou. A analista educacional do Sesi-PE, Shirlei Franklin, afirmou que a educação articulada realizada pelas duas instituições é de extrema importância para o aluno. “No final dos cursos, ele recebe uma certificação dupla porque conclui a formação básica já como técnico. O aluno que passa por esse tipo de educação apresenta um currículo enriquecido e tem condições de competir dentro do mercado de trabalho”, afirmou.

Senai irá oferecer 50 mil vagas em capacitação

  1. arthur oliveira disse:

    Olá

    Procuro Claudia ORVAIN pode ajudar?

    arhur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários