Depois de mais de cinco horas de discussão, o Senado aprovou ontem (13), por 44 votos a 17, o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 7/2011 que autoriza financiamento de até R$ 20 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o Trem de Alta Velocidade (TAV), mais conhecido como trem-bala. O trem vai ligar as cidades de Campinas e Rio de Janeiro, passando por São Paulo, num percurso total de 511 quilômetros.
Além de tratar dos recursos para o financiamento e da possibilidade de renegociação entre as empresas e o BNDES, o projeto passou a incorporar, na Câmara dos Deputados, a criação da Empresa do Trem de Alta Velocidade (Etav), vinculada ao Ministério dos Transportes. A criação da empresa por meio de medida provisória causou polêmica na votação e gerou protestos da oposição.
A alegação dos parlamentares contrários à criação da Etav era de que isso só poderia ser feito por lei de iniciativa do Executivo. Os parlamentares favoráveis à aprovação usavam o argumento de que o assunto já era objeto de projeto de lei do Executivo (PLC 7.673/2010) e apenas foi incorporado ao texto. Na votação, a maioria decidiu pela admissibilidade do projeto, por 46 votos a 19.
O PLV, que teve como relatora a senadora Marta Suplicy (PT-SP), precisaria ser votado até sexta-feira (15), já que seu prazo de validade venceria no domingo (17). A expectativa do governo é que, com a aprovação do projeto, mais empresas confirmem a participação no leilão da obra, que já foi adiado por duas vezes. A entrega das propostas dos interessados está marcada para 11 de julho. (informações da Agência Senado)



Um absurdo!
A cada dia que passa vai embora um pouquinho de minha esperança de um país melhor.
Enquanto existem prioridades a espera de solução, à base governista da Câmara e do Senado Federal lutaram até aprovar essa Medida Provisória extremamente absurda, onde será gasto bilhões em uma obra que só beneficiará a classe média alta e a elite. Onde fica nossos humildes?
Mais uma vez está mais do que provado que eles só trabalham em beneficio dos maiores.
E é pra pensar so nos humildes ?
E aqueles que empregam os humildes e pagam trilhoes em imposto de renda, nao conta ?
É para pensar nos humildes em primeiro lugar! Esse grupo que vai fazer o TREM DE ALTA VELOCIDADE vai receber 34 bilhões do Governo através do BNDS e mais 5 bilhões em subsídios de forma direta. Para quem não sabe o que é subsídio? É dinheiro que a gente dar ao nosso filho.
ELES SONEGAM BILHÕES EM IMPOSTO DE RENDA e NÃO O CONTRÁRIO!!
Aqueles que empregam recebem bilhões em subsídios de dinheiro público, no caso aí desse Projeto em que um cidadão para ir de São Paulo ao Rio, a passagem vai custar em torno de R$200,00 (duzentos reais). Então vai ser melhor andar de avião.
Quando os mais humildes recebem o bolso família que é a maior programa de inclusão social do mundo, ainda vem um bando de imbecis sulistas preconceituosos com os nordestinos.
A Transnordestina é uma obra que tem mais de 100 anos e o governo já parou ela. Será que é por que fica no Nordeste?
A obra da Transposição está parada, vai levar água e riqueza para o Estado de Pernambuco. Por que está parada?
Precisamos tirar o povo da lama, da poeira, garantir segurança, escola de qualidade para poder pensar NOS MAIS HUMILDES que é quem produz e compra a produção dos empresários.
QUE DESPERDÍCIO. DINHEIRO JOGADO FORA. PRIORIDADES COLOCADAS À MARGEM DAS DISCUSSÕES. POR QUE NÃO EMAPREGAR TODA ESSA DINHEIIRAMA NOS AEROPORTOS. A COPA DO MUNDO VEM AÍ.
EITA BRASILZINHO…
Só os petistas acham que a transposição vai beneficiar Pernambuco. Preparem para o caos no São Francisco, preparem para o desemprego, preparem para o fechamento das empresas, “preparem as malas”. O último que for embora feche as portas e jogue a chave fora!
Com metalidade assim, nunca teriam, construido os aeroportos, que eram apenas para ricos.
O que se constroi para os ricos hoje será usado pelos humnildes amanha.