Seminário sobre patrimônio histórico e cultural será realizado nesta sexta em Juazeiro

por Carlos Britto // 12 de novembro de 2015 às 21:07

seminário cultura juazeiroCom a participação de Instituições públicas e sociedade civil, será realizado nesta sexta-feira (13), das 8h ao meio-dia, no Centro de Cultura João Gilberto, o 1º Seminário do Patrimônio Histórico e Cultural de Juazeiro (BA). Diversas instituições governamentais e não governamentais (ONGs), interessados e comunidade em geral estarão reunidos durante toda a manhã, visando a uma ampla discussão sobre a regulamentação e aplicação da Lei Municipal de Tombamento Nº 1.667/2002.

De acordo com o secretário de Cultura e Juventude de Juazeiro, Donizete Menezes, para evitar danos ao patrimônio histórico e cultural da sede e interior é preciso que o desenvolvimento e preservação da história e identidade juazeirense não sejam uma luta isolada apenas do poder público, mas de toda sociedade. “Precisamos do envolvimento de todos para que possamos aplicar a lei e este seminário tem o objetivo de articular as ações“.

Num trabalho do professor Sérgio Mota, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), responsável pelo último levantamento patrimonial – através de pesquisa da instituição -, foi identificada mais de uma centena de bens imóveis e monumentos públicos, listados para tombamento, isso numa referência à Lei Municipal ainda não aplicável no município devidamente.

O 1º Seminário do Patrimônio Histórico e Cultural contará com a presença de representantes do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac); do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); do Conselho Estadual de Cultura; Coletivo Amigos da Ilha do Fogo; de professores e pesquisadores da Univasf; de representantes de manifestações folclóricas; e do poder municipal, representado pelas secretarias de Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Planejamento e Aceleração do Crescimento, além da própria Secretaria de Cultura e Juventude, que levantou a discussão sobre o patrimônio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários