Seminário sobre Ferrovia Transnordestina chegará a Petrolina no dia 13/08

por Carlos Britto // 07 de agosto de 2025 às 12:06

Foto: divulgação/arquivo

O Seminário ‘Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Mudará Pernambuco’, uma iniciativa conjunta do portal Movimento Econômico e da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), chegará a Petrolina no próximo dia 13 de agosto, após sua estreia em Salgueiro, em 24 julho. O objetivo do seminário é fomentar o debate sobre os impactos econômicos e logísticos do ramal ferroviário Salgueiro-Suape, considerado um dos principais vetores de transformação regional nos próximos anos. O evento acontecerá no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), das 9h às 13h, Bairro Atrás da Banca.

Os debates em Petrolina passam pela criação do ramal Petrolina-Salgueiro. No evento de estreia do Conexões Transnordestina, em Salgueiro, a Sudene firmou acordo com a UFPE para realizar estudos de viabilidade do ramal ferroviário ligando Petrolina ao entroncamento da Transnordestina em Salgueiro, com entrega prevista até o primeiro semestre de 2026. No seminário, serão analisados traçados, impactos socioambientais e custos.

O ramal facilitaria o escoamento da produção agrícola irrigada do Vale do São Francisco, dando acesso logístico aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE), além de integrar a hidrovia do Rio São Francisco à malha ferroviária.

Reativação

O projeto tem origem nos estudos iniciados na década de 1990, interrompidos em 1992 por falta de recursos. A retomada agora busca atualizar o traçado e responder às transformações urbanas e econômicas dos últimos 30 anos.

Com investimento estimado em R$ 3,5 bilhões e conclusão prevista até 2029, o novo ramal da Transnordestina que corta Pernambuco é executado pela Infra S.A. e já apresenta avanços nos projetos básicos, licenciamentos e estudos técnicos. A proposta é transformar Pernambuco em um eixo logístico de escoamento da produção agroindustrial, mineral e energética, conectando o interior ao Porto de Suape, e ampliando a competitividade de setores como fruticultura, gesso, avicultura, mineração e combustíveis.

Debatedores

Para debater o tema estão juntos Guilherme Coelho, presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados, o diretor de Empreendimentos da Infra. S. A. André Luís Ludolfo, o reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, e o professor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e especialista em transportes, Maurício Pina.

O seminário Conexões Transnordestina prevê a realização de sete encontros em cidades-chave ao longo da ferrovia. Além de Salgueiro e Petrolina, o evento passará por Araripina, Belo Jardim, Caruaru, São Bento do Una e Recife. Cada seminário abordará oportunidades específicas para os arranjos produtivos locais, promovendo articulação entre empresários, gestores públicos, operadores logísticos e pesquisadores. O evento é aberto ao público e as inscrições devem ser feitas pelo Sympla, clicando no link. Depois de Petrolina, acontecerá em Araripina no dia 15 de agosto.

Seminário sobre Ferrovia Transnordestina chegará a Petrolina no dia 13/08

  1. Sempre Atento disse:

    Tá terminando o mandato desse desgoverno e ainda esse povo tá com essa conversa mole,isto já era para tá funcionando a mil anos se não tivesse roubado tanto,muito blá-blá-blá para enrolar jumentos e retardados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…