A Embrapa Semiárido prepara mais um seminário durante a Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), cuja 23ª edição foi aberta oficialmente na noite de ontem (23), no Centro de Convenções de Petrolina.
Este ano o ano o tema escolhido será a eficiência no uso de recursos para garantir uma agricultura sustentável. O evento está marcado para começar às 8h, no auditório do Senai, e se estenderá até o final da tarde, com uma programação que inclui apresentação de painéis e várias palestras que abordarão assuntos como uso racional da água e de fertilizantes, manejo fitossanitário dos cultivos irrigados e mercado e comercialização dos produtos.
O objetivo do seminário é transmitir aos produtores locais informações sobre as maneiras mais adequadas – e eficientes – para tornar a produção agrícola uma atividade sustentável. No caso da região, o foco será a fruticultura irrigada.
Segundo o pesquisador da Embrapa, Joston Simão de Assis (foto), para garantir o padrão elevado das frutas ao mercado externo, os fruticultores do polo Petrolina/Juazeiro precisam manter a competitividade diante do momento de turbulência econômica pelo qual o mundo vive atualmente.
Tecnologias
Ele explica que a Embrapa Semiárido conseguiu desenvolver tecnologias que permitem economizar no uso de recursos naturais dos insumos (energia elétrica, água, agrotóxicos e agroquímicos). O trabalho, explica Joston, dará aos fruticultores a chance preciosa de manterem o estatus do Vale do São Francisco como grande exportador. “Essas tecnologias são compatíveis com a permanente disputa por mercado, principalmente no que se refere a mercado internacional”, avalia.
Além da Embrapa, a Prefeitura de Petrolina ajuda a realizar o seminário, que conta com o apoio do Itep, Uneb, AM Export e Senai. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no local do evento.


