Seminário em Ouricuri marca comemorações ao Dia Nacional da Caatinga

por Carlos Britto // 04 de maio de 2011 às 17:14

Representantes de diversas instituições e movimentos sociais reuniram-se no último final de semana em Ouricuri (PE), no Araripe, onde discutiram, em um seminário, sobre as potencialidades do bioma caatinga. O evento marcou as comemorações pelo Dia Nacional da Caatinga (28 de abril), e foi realizado no Salão Paroquial da Igreja São Sebastião.

Cerca de 400 pessoas entre estudantes, professores, sindicalistas, agricultores familiares, professores e demais segmentos da sociedade civil organizada abordaram a data através do tema “Sertanejos e sertanejas unem-se pela vida na caatinga”. Na ocasião também foram plantadas mudas de árvores (foto).

Entre as entidades que participaram estavam o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ouricuri, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), ONG Caatinga, Sindicato dos Servidores Públicos (Sindsep), IF Sertão, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Ouricuri, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), MST e Igreja Católica, entre outros.

O evento foi fruto de uma articulação em conjunto com a Igreja Católica e está incluído na programação da Campanha da Fraternidade deste ano (“Fraternidade e a vida no planeta”). Serviu também para comemorar o Dia Mundial do Trabalhador. Temas polêmicos como transposição do São Francisco, usinas nucleares, passando pelo Canal do Sertão, foram abordados. Do seminário foi elaborado um documento contendo vários compromissos que deverão ser trabalhados entre Organizações não Governamentais e o Poder Público, em vários setores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários