Seminário em Curaçá discute articulação dos Fundos de Pasto

por Carlos Britto // 19 de julho de 2010 às 19:52

curaçáFortalecer a articulação das associações de Fundo de Pasto do município de Curaçá (BA) e região. Esse foi o principal objetivo do Seminário Sobre Regularização e Produção nas áreas de Fundo de Pasto, que aconteceu nos dias 16 e 17, em Curaçá, no sertão baiano. O evento aconteceu na sede da Associação dos Vaqueiros e Agropecuaristas (AVAPEC) do município.

Participaram do seminário representantes das associações de Fundo de Pasto de todo o município, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Articulação Regional de Fundo de Pasto, Movimento Água para Todos e Todos pela Água (MAPTA), União das Associações de Curaçá, Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), Comissão Pastoral da Terra, estudantes, poder público e sociedade civil.

Um dos temas abordados no seminário foi a proposta de um limite máximo de tamanho para as propriedades particulares no Brasil. A proposta vem sendo discutida desde 2000, mobilizada pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, que defende um tamanho máximo para as propriedades privadas. Como parte das atividades da campanha, que já dura uma década, entre os dias 1 e 7 de setembro acontecerá em todo país um plebiscito ppular sobre o tema.

A proposta defendida com a campanha é de que as propriedades privadas não ultrapassem um tamanho máximo de 35 módulos fiscais e que o excedente dessas áreas seja destinado à Reforma Agrária. Os tamanhos dos módulos variam em cada região, de acordo com as definições do Incra. No norte da Bahia, onde Curaçá está localizada, um módulo corresponde a 65 hectares, com a proposta da campanha, a maior propriedade do município não poderia ultrapassar 2. 275 hectares.

Seminário em Curaçá discute articulação dos Fundos de Pasto

  1. Cleber Lima disse:

    Gostaria de informar que pouca gente soube desse Seminário, eu como membro de uma Associação, gostaria de ter participado, independentemente do tipo de Associação referida, no caso a de Fundo de Pasto, a proxima vez peço aos organizadores que façam o convite a todos, sem discriminação ou lados politicos.

  2. Impossivel disse:

    A cidade respira politica e tudo que é bom vai para o eleitores do gestor APENAS. e essa gestão vem batendo RECORDES…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários