Uma programação de combate ao Aedes aegypti em Juazeiro (BA) – o mosquito transmissor de Dengue, zika e chikungunya – a cargo da Secretaria de Saúde (Sesau) prossegue até sexta-feira (6). A campanha fortalece o planejamento, divulgação e efetividade das ações de combate aos criadouros de doenças transmitidas pelo mosquito, além de murais e rodas de conversa com a comunidade.
No período de janeiro a dezembro de 2018 foram notificados 122 casos suspeitos de dengue, com 8 casos confirmados no município. Em 2019, foram 354 casos notificados e 76 confirmados. O Aedes se reproduz através de água parada e, com a chegada do verão, aumenta o risco de proliferação devido ao clima quente de Juazeiro.
A Sesau considerou elevado o número de casos confirmados de dengue nos bairros Pedro Raimundo, Santo Antônio, Antônio Guilhermino, Campos e Dom Jose Rodrigues e vai realizar nestes locais, atividades integradas da Vigilância Epidemiológica com Equipe de saúde da família (ESF) e Núcleo de Educação Permanente (NEPS) durante a semana de mobilização.


