Sem direitos trabalhistas e até com menores atuando, motoboys de Petrolina prometem mobilização nesta terça na Câmara Municipal

por Carlos Britto // 18 de novembro de 2019 às 17:24

Foto: WhatsApp/reprodução

O acidente trágico que tirou a vida do motoboy Edson Soares Ferreira, de 19 anos, ocorrido na última sexta-feira (15) na via de acesso ao Residencial Nova Petrolina, comoveu a cidade. O jovem trabalhava como entregador de pizzas e foi atingido violentamente por um veículo na contramão, falecendo no local (o condutor do carro tinha sinais de embriaguez). Além do risco dessa profissão, o fato traz à tona um detalhe que muita gente desconhece.

Segundo o Blog apurou, a maioria dos profissionais que fazem entrega em domicílios (os serviços de delivery) trabalha terceirizado. Além disso, não existe uma fiscalização quanto a normas trabalhistas e nem segurança. Eles recebem por entrega. Ou seja, quanto mais os pedidos são atendidos, maior é a remuneração.

O problema é que, diante da falta de uma regulamentação da categoria, há casos até de menores atuando nesse serviço. A prática é vedada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), uma vez que é necessário possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para conduzir qualquer veículo automotor. Esse documento só pode ser solicitado mediante alguns critérios, entre eles ser maior de 18 anos.

A informação foi repassada pelo motoboy Fernando Oliveira ao Programa Carlos Britto nesta segunda-feira (18), na Rural FM. Dono de uma empresa do segmento, ele lamenta a discriminação sofrida pela categoria. “Enfrentamos muitas dificuldades nesse mercado. Não temos carteira assinada, trabalhamos mais como autônomos, não somos devidamente remunerados e muitas vezes passamos por vagabundos, tanto pela polícia quanto pela população”, afirmou.

Mobilização

Os motoboys fizeram um protesto na noite do último sábado (16), um dia após a morte do entregador de pizzas, no local da tragédia (foto). Já amanhã (19) a mobilização acontecerá na Câmara Municipal de Petrolina. Os profissionais vão pedir apoio aos vereadores quanto ao reconhecimento dos seus direitos e à regulamentação da categoria. O ponto de concentração será o Parque Josepha Coelho, área central da cidade, às 8h30. De lá eles seguirão para a sede do Legislativo, por volta das 9h.

Sem direitos trabalhistas e até com menores atuando, motoboys de Petrolina prometem mobilização nesta terça na Câmara Municipal

  1. popo disse:

    60% ai sao inrresponsaveis imprudentes… Andam feito uns loucos….Demorando um grave acidente com alguns deles….Anda na 7 de Setembro ou na Estrada da banana pra vcs verem a inrresponsabilidade dessa categoria.eu agora vou filmar pra provar na camara de Vereadores esses inrresponsaveis . e irei anotar as Placas .

    1. Magalhães disse:

      Ai Quando Você Pedi Seu Almoço ou Janta Pelo Serviço de Delivery Porque Não Quer Levantar o Bumbum de Onde Está, ai Chega Frio Acha Ruim e Ainda Vai Reclamar na Avalização Que Demorou kkkk, MotoBoy Anda Que Nem Louco Pra Deixa o Alimento na Casa de Vocês Quando Não Querem Sair Pra ir Buscar, Mais Imagina ai seNos Anda Que Nem Loucos Vocês Estão Reclamando Que a Gente Demora Que Chegou Frio e Etc… Imagina se Andamos Devagar, Sem Realizar Ultrapassagem, Vocês Iriam Pirar. Enquanto 1 MotoBoy ta Fazendo Algo de Errado, Mais de 20 Motoristas Alcoolizados Estão Fazendo Também, e os MotoBoys Que São Errado, os Motoristas Alcoolizados Estão Certos🤦 Estou Achando Que Você é um Defensor da Bebida e Direção.

      1. Carvalho disse:

        Mas para ser rápido, não precisa ser imprudentes! Cansei de frear bruscamente para evitar algum acidente… pois os mesmos têm a mania de fazer a conversão errada… vai entrar na rua da esquerda, vem da direita e entram com tudo. Cansei de desviar para não bater em alguns que vinham feitos loucos ULTRAPASSANDO PELA DIREITO, ou será que está certo?! Cansei de ver alguns passarem feito loucos pulando pela lombadas em locais que tem passagem de pedestres.. e se passar um idoso na hora?! E se passar uma criança?! Sim, não tiro a razão de querer chegar rápidos, mas com mais prudencia e responsabilidade. Valeu!?

  2. Flavio Ciro Silva disse:

    Alguém não assistiu Chernobyl da HBO…

  3. Costa disse:

    Aproveitem também e dêem uma aula de educação no trânsito para todos participantes, pq eles guiam como se estivesse em uma disputa ou uma corrida moto-velocidade.
    Nem sinal vermelho obedecem.

    1. Magalhães disse:

      Tenho Que Discordar de Você Amigo, Não São Todos Não Isso é a Minoria, Mais Não Nego Que Não Tenha. Como Esta Escrito na Postagem do Blog os MotoBoys Precisam Fazer Varias Entregas pq Eles Ganham Por Demandas, Então a Maioria Fazem Ultrapassagem Sim, Mais Com Segurança em Locais Permitidos, Como Falei Anteriormente Existe Alguns Minoria Que Infelizmente Fazem oq Bem Quiser do Trânsito Como Qualquer Outro Meio de Trabalho Que Envolva Ganhos Com o Total Desempenho, o Intuito da Regularização é Justamente Tirar Essas Pessoas Que São Menores Que Conduzem Automóveis Irregularmente, Evitando Que Venha Acontecer Acidentes. Já Vir Alguns Comentários Seus, Pra Falar do MotoBoy Muitos Falam, Agora Pra Olhar a Realidade do Alcoolismo e Direção Que é oq Mais Mata no Nosso Pais Parece Que a Maioria Apoia Isso. Enquanto Tem 1 Coisa Acontecendo Por Conta de MotoBoy Mais De 50 Estão Acontecendo Por Conta de Alcoolismo no Pais, Então Acho Que os MotoBoys Tem Sim Que Correr Atrás Dos Seus Direitos Ate pq Existe Sim Profissionais de Verdade na Área Que Tem Sua Família em Casa, Filhos Etc… Pra Colocar o Sustento, e é Das Entregas Que Eles Tiram.

  4. O observador disse:

    Boa noite!!!!
    Trágico e lamentável o que aconteceu com esse jovem semana passada, meus sentimentos a família. Assim como toda categoria tem aquelas pessoas que não estão nem aí pra nada e sai de todo jeito pra fazer entregas e andam de forma inresponsavel colocando a vida dele e dos outros em risco. Tem que regulamentar , fiscalizar pra diminuir as imprudência praticado pela uma minoria vale ressaltar.

    1. Hyago disse:

      Por Isso Mesmo Queremos Regulamentar Nossa Categoria, Justamente Por Conta Dessas Minoria Que Fazem Essas Coisas Erradas Nas Ruas, Como Principais Menores de Idade na Condução de Automóveis Sem a CNH, e Tendo Uma Fiscalização Esses Menores Não Conseguiriam Uma Vaga Como MotoBoy Nas Empresas Que Precisa de Delivery, Pois a Empresa Que Fizesse Esse Tipo de Ato Estaria Sujeito a Multa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários