Secretário de Habitação e bispo de Petrolina discutem construção de igrejas nos novos conjuntos habitacionais

por Carlos Britto // 03 de janeiro de 2015 às 20:35

05O secretário extraordinário de Habitação da Prefeitura de Petrolina, Edinaldo Lima, reuniu-se com o bispo Dom Manoel dos Reis de Farias. No encontro, os dois trocaram ideias de interesse social, desde o trabalho feito pela prefeitura com as ocupações, como a do cacheado, até a possibilidade da Diocese de Petrolina construir igrejas nos novos residenciais que serão inaugurados nos próximos dias de janeiro.

Ainda em reunião, o secretário falou do projeto enviado ao Ministério das Cidades, de um residencial que deverá ser construído em parte do  terreno da Diocese, na zona leste da cidade, no Conjunto habitacional José Borges, com 1.121 unidades. (fonte/foto: Ascom PMP)

Secretário de Habitação e bispo de Petrolina discutem construção de igrejas nos novos conjuntos habitacionais

  1. Luiz disse:

    O secretário de Habitação, Edinaldo Lima, deve também, manter esse mesmo contanto com todas as religiões e crenças que queiram se instalar nesses residenciais, e assim, não ferir os princípios constitucionais da isonomia e da liberdade de crença. Até porque o Estado brasileiro é leigo, laico e não confessional, não tendo nenhuma religião oficial. Portanto, sendo o PMCMV uma obra realizada pelos entes federal e municipais, com verba pública gerada por impostos pagos por católicos, protestantes (evangélicos), espíritas, umbandistas, ateus e todos que creem ou não em Deus, não é cabível ao município de Petrolina, priorizar uma religião, nesse caso a católica, e preterir as demais religiões. Acredito que esses residenciais (condomínios) têm um regimento interno, regulado pelo Código Civil Brasileiro e que devem ser cumpridos. Cabe à Câmara de Vereadores acompanhar essa manobra e assumir o papel de representante legal do povo e impedir que obras públicas sejam usadas em favor de determinadas instituições.

  2. Reginaldo Rodrigues da Silva disse:

    Segundo a constituição Republicana, pois ,dede do rompimento do Estado com a Igreja , o Estado brasileiro passou a ser laico , não entendo o por que um secretário de um município discute com um líder religioso a construção de um templo de uma determinada religião, sei que ser laico não é ser ateu, mas não pode oficializa uma religião.

  3. Indignado disse:

    Eu entendo que nesses novos residenciais, seria muito mais útil e necessário, a construção de creches.
    Traria emprego, segurança, apoio e serviria à todos da comunidade independente da crença.

    E quem sabe, lá na creche, faria um espaço para crença, daí, a cada semana, teria um culto ou uma missa e todo mundo ficaria feliz….

    1. Sem Comentário disse:

      O terreno é da diocese.

      1. Indignado disse:

        Ah, eu não sabia que era a Diocese que estava doando seu espaço para a construção de conjuntos habitacionais… Então esse post deve estar errado!

        O assunto do post é que querem construir igrejas dentro dos conjuntos residenciais. Vamos voltar aos tempos antigos e construir uma comunidade ao redor de cada igreja mesmo?

        A constituição, como disse o Reginaldo é laico, mas é apenas uma formalidade, infelizmente. O que se vê na verdade, é um pais cristão católico que impõe seus símbolos religiosos em cada instituição pública inclusive em cada nota de Real…

  4. Maria disse:

    Parabéns srs. Luiz, Reginaldo Rodrigues da Silva e Indignado! Vocês disseram tudo. Mais claro que isso, só quem não souber ler e interpretar.

  5. Benedito Ramos disse:

    Quando os Pastores (Igrejas) vão cobrar do poder publico a Igreja está do lado do povo, quando o poder publico vai em busca da Igreja, ela fica do lado do poder. Nossos Pastores deveriam ter ido em busca de espaço para o povo, ou a religião está retroagindo? O que é uma pena.

  6. Ando de bike disse:

    Quero compartilhar dos pensamentos de Luiz, Reginaldo e Indignado. Então o governo deve ficar fora deste assunto e se preocupar com assuntos como creche, escola, saúde e segurança.

  7. Benedito Ramos disse:

    A construção de condomínios recurso governamental serve para tirar do poder publico deveres na segurança pois na área interna isto passa a ser dos moradores que tem que arcarem com o custo e responsabilidade. Além de obrigar a muito a conviver num sistema de prisão ao qual nunca viveram antes, dai a necessidade de se fazer igrejas.

  8. Benedito Ramos disse:

    As Igrejas deveriam se anteciparem ao poder publico nas necessidades do povo para ficar sob seu controle, ou estamos retrocedendo.Nossos pastores parecem que não estão antenados com os problemas e formas de controle e forma de controle que os político estão usando.

  9. nina disse:

    FAÇAM-SE ESCOLAS…. OU EDUCAÇÃO TB NÃO É PRIORIDADE? ACREDITO QUE JÁ VENHA TUDO DEMARCADO. ENTÃO CUMPRA-SE!!!!!

  10. Luis Fernando disse:

    Acho que, inicialmente, seria mais importante a construção de escolas, creches, postos de saúde e áreas comerciais. Estive no Nova Petrolina, recém entregue, e é incômoda a situação de quem precisa ir até uma padaria ou uma farmácia, pois só há no Guararapes e o pessoal tem que caminhar bastante no escuro. Por falar nisso, iluminação também seria uma boa.

  11. Jair Lima disse:

    Já passou da hora de dar um basta a essas doações de terrenos do poder público as igrejas, seja católica, evangélica, espírita etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários