Já é oficial: O secretário de Governo de Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco, Marcos de Neuma, confirmou a realização de dois cursos profissionalizantes na cidade. Os cursos de Mecânica de Motos e Eletrificação para Baixa Tensão serão oferecidos através de uma parceria entre o Senai, Codevasf e prefeitura.
A definição dos cursos foi feita durante uma reunião do secretário com o superintendente da Codevasf em Pernambuco, Luiz Manoel de Santana. Um encontro no próximo dia 18 definirá o local e como serão feitas as inscrições. Ao todo, serão disponibilizadas 50 vagas, 25 para cada curso.
“Esses cursos representam uma grande oportunidade, principalmente para os jovens de Cabrobó. Eles irão capacitar a mão de obra da cidade e auxiliar aqueles que ainda não tiveram a chance de entrar no mercado de trabalho”, comemorou Marcos.
Outras reivindicações
O secretário de Governo não perdeu tempo e aproveitou a reunião com o superintendente da Codevasf para levar outras necessidades de Cabrobó. Uma delas é a reivindicação dos moradores da localidade de Curralinho, zona rural do município. Eles pedem à Companhia a perfuração de 20 poços artesianos para minimizar os transtornos causados pela estiagem. No ofício, que ainda será encaminhado ao secretário estadual de Agricultura, Ranilson Ramos, a associação da comunidade também solicita a distribuição de 20 kits de irrigação.
De acordo com Marcos, o superintendente poderá dar algum posicionamento sobre o assunto na reunião marcada para o dia 18, em Cabrobó. Outro tema que será discutido no encontro é a ligação da adutora que beneficiará cerca de 300 famílias dos assentamentos Riacho dos Bois, Barro Vermelho e Macambira. Os representantes das comunidades, da prefeitura e da Codevasf irão definir questões relacionadas ao sistema operacional da adutora, a exemplo da responsabilidade pela manutenção e pelos custos da energia.



Ser bem sucedido em uma tarefa depende de vários fatores, dentre eles a vontade e a determinação que o individuo tem de realizar. Essas virtudes tenho observado em Marcos de Neuma. E para quem disse que a sua secretaria seria uma “vaca de presépio”, ou seja, uma secretaria estática; estes que pensam assim devem esta desapontado com sua atuação; digo ainda que capacidade não se mede por um diploma na parede, haja visto que o maior presidente do Brasil não tinha um diploma universitário. Para marcos gostaria de parabenizá-lo e pedi que continue atuante.