Secretário de Educação de Sobral (CE) destaca em Petrolina números que elevaram cidade cearense no Ideb

por Carlos Britto // 27 de maio de 2012 às 10:27

Depois do prefeito de Curitiba (PR), Luciano Ducci, quem esteve em Petrolina foi o secretário de Educação de Sobral (CE), Júlio César da Costa.

Na última sexta (25) ele proferiu palestra, na Câmara Municipal de Vereadores, sobre os bons resultados obtidos pela cidade cearense no setor. Em 2006, Sobral alcançou média de 6,6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e se tornou referência em educação no Nordeste e no Brasil.

A plateia presente ao evento era basicamente formada por professores. Lideranças comunitárias e políticas, estudantes e representantes da sociedade e geral também participaram. Na palestra, o secretário falou sobre os motivos dos bons resultados de Sobral no Ideb. As estratégias citadas vão, por exemplo, desde o incentivo a leitura, valorização do docente, avaliação e metas, até a viabilização de autonomia financeira para as escolas.

“Em Sobral, os professores têm salário diferenciado, bônus para compra de computador, oficina de fotografias e palestras com escritores renomados como Fernando Sabino e Ariano Suassuna, entre outros”, disse Júlio César.

Ele também expôs um exemplo prático de sua gestão. No ano de 2000, em Sobral, 48% dos estudantes da antiga terceira série não eram alfabetizados e liam apenas poucas palavras. Porém com o trabalho realizado pelo município, a situação mudou e a educação avançou. O evento foi promovido pelo PSB local, dentro do projeto “Fala Petrolina”. Neste domingo (27), o campus da Univasf sediará uma grande plenária, idealizada pelo projeto. (foto/divulgação)

Secretário de Educação de Sobral (CE) destaca em Petrolina números que elevaram cidade cearense no Ideb

  1. Observador disse:

    “O evento foi promovido pelo PSB local, dentro do projeto “Fala Petrolina”.”
    Engraçado, esse pessoal ficou oito anos na Prefeitura de Petrolina, e nunca se preocupou com o Ideb do município.

    Por que não trouxeram esta palestra e discussão para cá antes?

    O texto diz: “Em 2006, Sobral alcançou média de 6,6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e se tornou referência em educação no Nordeste e no Brasil.”

    Em 2005, Petrolina tinha Ideb de 3,3%, tinha escola de com Ideb de 1,7%, e estes “defensores” da educação, não se preocuparam em trazer esta belíssima experiência para cá…

    Pirotecnia pura….

  2. Dreda disse:

    Pirotecnia ou não, essas iniciativas são louváveis e nunca é tarde demais para se começar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários