Em nota oficial a Secretaria de Saúde de Pernambuco rebateu as críticas dos representantes do Sindicato dos Servidores da Saúde em toda região, que acusam o Imip de altos lucros e baixa qualidade de atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) em Petrolina, e ainda de faltar com a transparência nos repasses finaceiros do estado para o instituto.
Confiram a nota:
Em relação à denúncia de privatização do Hospital Dom Malan, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) esclarece que a unidade oferece 100% do atendimento gratuitamente à população.
O Imip, por sua excelência na prestação de serviço, auxilia na administração do Dom Malan. Desde a sua chegada, só faz ampliar e qualificar a assistência médica aos usuários do SUS no Sertão do São Francisco. De janeiro a agosto de 2011, a unidade realizou mais de 44 mil atendimentos no setor de urgência e emergência pediátrica e obstétrica, com uma média de 5,6 mil atendimentos por mês. No ambulatório, foram mais de 23 mil atendimentos, com uma média de R$ 3 mil mensais. Sem contar o número de partos, que chegaram a 4.544 partos.
Também nesse período, a SES inaugurou o ambulatório da unidade e a primeira UTI Obstétrica do interior do Norte-Nordeste, que oferta dez leitos para a população da região. Além disso, também foram inauguradas a enfermaria oncológica e a Casa de Apoio Irmã Dourado, que hospeda mães com alta hospitalar, cujos filhos permanecem internados.
Em relação ao contrato de gestão da unidade, firmado com a Fundação Imip Hospitalar, a SES informa que todos os detalhes foram publicados no Diário Oficial do Estado, no dia 30 de setembro de 2010, após ser aprovado pelos órgãos competentes. O documento é público, transparente e pode ser acessado por qualquer cidadão.
Secretaria Estadual de Saúde – PE/Superintendência de Comunicação


