A assessoria de comunicação da Prefeitura de Petrolina enviou uma nota ao Blog nesta quinta-feira (27), esclarecendo a denúncia de que um adolescente de 17 anos de idade teria sido espancado por guardas municipais no Pátio Ana das Carrancas, local do São João do Vale.
A nota informa justamente ao contrário: que os guardas foram agredidos fisicamente por membros de uma gangue que estavam brigando próximo ao palco. Um adolescente de 18 anos foi preso e um menor de 17 anos detido e encaminhado aos órgãos do Poder Judiciário.
Segundo a Secretaria de Segurança Cidadã, os guardas agiram de acordo com a lei e isso será comprovado através do inquérito policial e de uma possível ação penal, se for o caso.
Confiram:
A Secretaria de Segurança Cidadã e o comando da Guarda Municipal, através de sua assessoria, vem esclarecer à sociedade petrolinense o fato ocorrido na noite do dia 25/06/2013, no Pátio de Eventos Ana das Carrancas.
Por volta das 2h50, uma das patrulhas da Guarda Municipal foi acionada por populares para conter uma briga que estava ocorrendo nas proximidades do palco principal, quando na ocasião se deparou com um princípio de rixa. No momento da abordagem, populares informaram que os participantes da rixa faziam parte do grupo juvenil nomeado como “Gangue do Boné”.
No local, havia aproximadamente 20 integrantes desse grupo e todos usavam boné. A patrulha da Guarda, composta por quatro GM’s, ao intervir para coibir a desordem (rixa), foi atacada e agredida fisicamente com socos e pontapés pelos membros da citada gangue, os quais só pararam de agredi-los quando um dos guardas fez menção de sacar a arma.
Na ocasião, a patrulha da Guarda conseguiu deter dois membros da referida gangue, autores da agressão aos GM’s. Um deles, por ser maior de dezoito anos, foi encaminhado para o posto de comando Polícia Militar e o outro agressor, menor de idade, foi conduzido aos agentes de proteção do Poder Judiciário para que fossem tomadas as medidas cabíveis.
Com relação às insinuações de que os guardas municipais agiram com excesso, agredindo fisicamente as pessoas envolvidas na briga, merece registrar que em momento algum houve qualquer excesso ou abuso por parte da Guarda Municipal em suas atuações, tendo esta atuado no exercício regular de suas funções e conforme a legalidade, conforme restará devidamente comprovado na fase investigatória (inquérito policial), eventual ação penal (processo), bem como no Processo Administrativo Disciplinar que fora instaurado.
Por fim, merece registrar que a Guarda Municipal tem um grande compromisso com as pessoas desta cidade, no sentido de colaborar na manutenção da ordem e vela pela proteção de todos que a compõem, sempre adotando as medidas cabíveis com a prudência e com a moral, agindo de forma subsidiária no auxílio das Polícias Civil e Militar , não sendo admissível em hipótese alguma que notícias desse tipo venham macular o bom nome desta instituição, que honra com seus deveres e cumpre fidedignamente os seus compromissos.
Secretaria de Segurança Cidadã e comando da Guarda Municipal de Petrolina



Carlos Britto inverteram os fatos… como sempre aos populares são taxados de baderneiros, vândalos etc….
Cabe na cabeça de quem uma tão esdrúxula , nota de esclarecimento? Vc acha que um menor de 17 anos bateu em algum guarda? no mínimo raquítico diante dos truculentos homens sem treinamento da guarda municipal que se intitulam de autoridades!
Pelo amor de Deus… me poupe! Cuidado com o povo , agora lhes digo uma hora dessas uma multidão se junta e dá uma camada de pau em um grupo desses guardas…não batam em filho dos outros não…. se fosse um filho de vcs que fariam? iam arrastar uma arma e fazer besteira porque vcs não tem nenhum preparo psicológico para defender a população, a não ser patrimônio público e nem sabem! pq não protegem o patrimônio que vem sendo dilapidado pelo gestor de Petrolina ? Pagamos avcs para tomar providencia e aí? Vão cuidar de suas funções e deixem a polícia atuar pois eles tem MAIS TREINAMENTO PARA ABORDAR A POPULAÇÃO…MEUS RESPEITOS AOS POLICIAIS MILITARES QUE TAMBÉM COMETEM EXCESSOS , MAS EM MENOR PROPORÇÃO.
Pense que o povo tá de olho em tudo!
Ao invés de ta falando m devia ta lavando a louça né ou a roupa do maridão…
Biriteiro de meia tijela, vc não vai passar disso…!
Por que vcs homens pensam que lugar de mulher é na faxina? ou cuidando só do marido? saiba e saibam que e mulher trabalha muito mais do que os homens, porque a jornada é dupla… foi o tempo que a mulher ficava só tomando conta de casa…
Outrossim garanto que sou mais competente do que você !
Por que poucas palavras e tão ofensivas e burras? Nenhuma mulher com certeza gostou de sua discriminação.! Seu B
Foi imbecil mesmo a resposta de esclarecimento!
Em que mundo vc vive? estamos vivendo numa sociedade onde menor de 14 anos é chefe de quadrilha quanto mais um de 17 bater em guarda! esses grupos vão para festa somente para brigarem os guardas e os policiais estão lá para coibir atos de violência e garantir a segurança das pessoas, vc queria que um agente de segurança esteja lá somente para receber dinheiro e vendo atos de violência sem fazer nada para impedir. O fato é que pessoas como vc não sabe nem o que fala se acontecesse uma briga entre menores em sua frente e tivessem guardas perto so olhando e nada fazendo vc reclamaria, agora se eles estão lá fazendo o trabalho deles para que vc e sua família possam curtir a festa com segurança também reclama! os guardas usaram do uso da força necessária, o que não podia era esses delinquentes estragar a festa de quem está la se divertindo e se eles resistiram tiveram que usar da força para impedir coisa pior, imagine se um desses tomassem a arma de um guarda, imaginou o que poderia acontecer? o povo tá de olho em tudo mesmo, mas muitos veem apenas o se mundo e acham que tudo são flores, estamos em uma sociedade violenta, existem atos isolados de excesso entre os agentes de segurança, mas no geral se utiliza o uso progressivo da força. espero que nunca presencie uma briga entre esses grupos mas se presenciar e tiver um agente de segurança por perto, seja policial ou guarda ele vai usar dos meios para coibir a briga e garantir sua segurança aí quero ver o q vai dizer!
Em que mundo você vive minha filha? Sei sua intenção, seu comentário é político, com certeza és mais uma da que perderam a boquinha na prefeitura em 1º de janeiro de 2009.
Vivo no mundoa da realidade…. onde não acredito nas desculpas esparrafadas dadas pel sacretaria….Nunca trabalhei na PMP…Agora meu cometário passa a ser político SIM…
se por acaso este rapaz de 17 anos fosse um marginal como vc quer colocá-lo , sabe com que divido a culpa?
Com o governos que aí estão! Federal, estadual e principalmente o municipal… que por conta da corrupção não traz os benefícios que a sociedade necessita..
.Por que o povo está nas ruas em manifestação? Por pura falta de cuidados dos gestores com educação, saúde, segurança, emprego ! Está cego? reflita! Esse que vc taxa de moleque é um que necessita de ter os cuidados do executivo. Sei que aquí só houve excessos por parte da guarda municipal ! Não tem preparo mesmo não.”!
VC Sr Pedro Henrique , deve raciocinar como um cidadão sensível aos problemas da sociedade como um todo e não fato isolado que sei não está bem explicados. Passe bem e use de sua consciência. Alguém vai lhe cobrar por asneiras proferidas! Sabe quem é? DEUS!
Com certeza cara Cecília alguém vai cobrar por asneiras proferidas! Você minha cara não tem conhecimento do que de fato aconteceu e sai tomando partido, tentando denegrir a imagem da Guarda Municipal. Lembre-se você está fazendo um julgamento precipitado.
TAH COM PENINHA,EMBRULHA PRA PRESENTE E LEVA PRA CASA. VC PARECE QUE NÃO ASSISTI NOTICIARIOS, E VÊ QUE ESSA JUVENTUDE TRANSVIADA ,TAH DESGRAÇANDO COM O PAÍS, A VAAHHH.
Mas lá no pátio de eventos esse ano têm câmaras e possa ser que elas registraram esse momento de agressões.
SE ACORDA AMIGO VOÇE ACHA QUE A PREFEITURA IRIA PRODUZIR PROVA CONTRA ELA MESMO MOSTRANDO POSSIVEIS IMAGEM DA AGRESSAO ESSAS IMAGEM SO APARECERIA SE FOSSE PARA LIVRAR OS GUARDAS E SE FOI COMO A SECRETARIA TA DIZENDO TA BOM DE TIRAR A GUARDA POIS APANHANDO DE MULEQUE TA RUIN HEN . COM TODO RESPEITO VAI ENGANAR O PICA PAU SECRETARIA.KKKK
Quero ver você topar uma briga com um “moleque” de 17 anos acostumado a brigar no meio da rua, tenho certeza que você iria levar uma camada de p.. da bem grossa.
lute contra 4 “muleques” ao mesmo tempo e se vc ganhar ai pode dizer isso!
parabens a guarda pelo trabalho no sao joao do vale.esses maloqueros so vem para brigar,por isso que muitas pessoas de bem nao vai curtir os festejos por causa desses tronbadinhas,vao estudarrrr
Cade o aumento de efetivo da guarda municipal que o prefeito prometeu durante a sua campanha??? Depois de mais de 10 anos do ultimo concurso ele chama apenas 20 guardas municipais, tendo ainda aprovados esperando serem convocados!!!
Anotem aí :
Querem saber mais?
quem toma conta de patrimônio público? resposta: guarda municipal, não é?
vocês acham que prefeito é patrimônio público? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Estuda um pouquinho que descobre a resposta!
Vejam o que uma criança de 17 aninhos pode fazer.
http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2013/06/jovem-confessa-ter-matado-menina-de-10-anos-em-sao-jose-de-ribamar.html
Essas pessoas que são contra a Guarda Municipal não sabem o que falam por não ter um conhecimento no assunto de segurança. muitos dizem que a Guarda Municipal não parte da segurança pública, ao contrário do que diz os autores do PLANASP (Plano Nacional de Segurança Pública) que inseriram as Guardas Municipais neste plano. É bom vcs pesquisarem e lerem o PLANASP, como também na Lei Maria da Penha a Guarda Municipal tem seu papel nesta lei, vão estudem essa lei. a SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) reconhece os Guardas Municipais como AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA tanto que foi elaborou uma MATRIZ CURRICULAR PARA GUARDAS MUNICIPAIS. Para elaborar essa Matriz Curricular foram realizadas estudos em países da Europa, onde existe Polícias Municipais. Os Guardas Municipais realizam cursos ( EAD) em segurança disponibilizados pela SENASP. informo aos que se dizem entendidos e contrários às Guardas Municipais que citam lei secas, mais não sabendo eles que na compreensão de leis existe uma palavra JURISPRUDÊNCIA e existe muitas que reconhecem as guardas como uma instituição da segurança pública.