Secretaria de Saúde de Petrolina esclarece sobre problemas na Casa de Apoio e no transporte de pacientes do TFD

por Carlos Britto // 03 de fevereiro de 2012 às 16:41

Depois das denúncias feitas ao Blog pelo professor de dança Jeferson Costa, o qual criticou as condições de funcionamento da Casa de Apoio aos pacientes, mantida pela Prefeitura de Petrolina no Recife, e do transporte para conduzir os mesmos no Tratamento Fora do Domicílio (TFD) à capital, a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do município enviou uma nota esclarecendo os fatos. 

Confiram a nota na íntegra: 

“A Casa de Apoio que dá suporte aos pacientes de Petrolina em Tratamento Fora do Domicílio (TFD), na cidade do Recife, passa pela terceira reforma em menos de um ano, no intuito de oferecer aos usuários as condições necessárias para o seu tratamento e recuperação no período em que permanecem sob os cuidados da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS).

Cerca de 30 novos colchões foram adquiridos, passou por processo de dedetização, desratização e descupinização, novas portas foram instaladas nos banheiros, ventiladores com pequenos defeitos foram consertados, paredes e caixa d’água passaram por manutenção, novos banheiros e área de higiene estão em construção na casa das crianças, além de outras intervenções realizadas no intuito de proporcionar aos pacientes um ambiente mais saudável, não apenas na parte interna, mas também no exterior do imóvel.

Diante de uma pesquisa de satisfação realizada rotineiramente há dois anos, e atendendo ao pedido de pacientes que julgavam a administradora da Casa de Apoio pouco acolhedora e atenciosa, a mesma foi afastada de suas atividades desde a última semana de janeiro. Visando a melhorar a qualidade da estadia e alimentação na Casa de Apoio, foram contratadas duas novas funcionárias, uma governanta, que irá residir na casa e será responsável pela administração, cuidado e ordem no espaço, e uma cozinheira e arrumadeira, que vai preparar as refeições, limpar e arrumar as áreas comuns da Casa de Apoio. A cozinheira também seguirá um cardápio balanceado, revisado por uma nutricionista da SMS.

Informamos ainda que as fotos enviadas pelo leitor do blog são referentes a uma área em construção em um pavimento acima da Casa de Apoio, no terreno dos fundos, e que não faz parte das suas dependências. Frente ao uso inadequado e indevido desse espaço e dos riscos aos pacientes, e visto que existem leitos suficientes no interior da Casa de Apoio para abrigar com conforto todos os pacientes que pernoitam no Recife, o segundo andar onde estão as obras inacabadas será totalmente isolado, impedindo o acesso do público.

A Casa de Apoio recebe em média 20 a 30 pacientes para pernoite por dia. Essa redução foi possível devido ao aumento da oferta de serviços em Petrolina e de transporte, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde todos os dias da semana, tanto de Petrolina para Recife como no trajeto contrário.

A Casa tem a sua estrutura dividida da seguinte maneira: Casa das Mulheres – 5 quartos, 3 banheiros e 19 leitos; Casa das Crianças – 4 quartos, 1 banheiro e 16 leitos; Casa dos Homens – 3 quartos, 2 banheiros e 16 leitos, totalizando 12 quartos, 6 banheiros e 51 camas.

Quanto ao transporte dos pacientes, esclarecemos que de acordo com leis federais, crianças menores de 6 anos devem viajar no colo e acima dessa faixa etária, em poltronas individuais. Já a locomoção dos pacientes no Recife é financiada com uma ajuda de custo de R$ 20,00, tendo em vista que a passagem de ônibus custa em média R$ 2,00. O subsídio é pago inteiramente pela Prefeitura Municipal, que segundo a legislação do TFD não tem a obrigação de conceder esse benefício.

Secretaria de Saúde de Petrolina esclarece sobre problemas na Casa de Apoio e no transporte de pacientes do TFD

  1. Sérgio Eleotério disse:

    Amigo Carlos Britto,

    Eu gostaria de saber por que só agora a Secretaria de Saúde respondeu, esta matéria saiu a muito tempo em seu blog, como também gostaria de saber já que esta parte do prédio não é a que esta sendo usada pelos pacientes, cadê a foto da instalação já reformada e onde esta sendo utilizada pelos pacientes.

  2. Carlos Andre disse:

    Caro Brito,

    Ficou impressionado pela insensatez de nossa Secretária, ao afirmar que recebe em média 20 a 30 pessoas dias. Como uma governate e uma única cozinheira dará conta do serviço, cozinhar, lavar pratos, arumar a casa, faxinar a casa nesse caso está mais para mulher biônica. e essa desculpa esfarrapada para toda notícia de que não tem obrigação de gastar com isso já cansou o atual estágio da administração pública é parceira entre governo federal, estadual e municipal, quando eles vão entender isso.

    Cafrlos Andre

  3. Albecirony Bezerra disse:

    Caro Amigo Carlos Britto,

    Há mais de seis anos tenho uma filha que faz tratamento em recife, Essa pessoa que fez essa denuncia sem fundamento, foi à primeira viagem dele para Recife para o tratamento do mesmo, e o mesmo é amigo meu e fiquei triste pelo o que ele fez. A secretaria de saúde disponibiliza aos paciência ônibus de Primeira qualidade para Recife em conjunto com a Viação Progresso, ônibus de ultima geração. Em termo da casa de apoio, minha esposa que sempre vai com minha filha já tinha me falado da reforma que foi feita na casa, pois a casa que está agora é melhor do que a outra, mais ampla e com cômodos suficientes para todos os pacientes e acompanhantes. Até hoje não tenho o que falar da Secretaria, que se num fosse essa ajuda da prefeitura eu não teria condições de fazer esse tratamento. Eu deixo aqui para o meu amigo Jéferson, que ele tem que levantar as mãos para o alto e agradecer a DEUS que existe a secretaria para ajuda-lo a chegar a Recife para fazer o tratamento dele. Pois ele não conheceu a situação antes da secretaria para mandar os pacientes para recife como eu vi minha filha ter quer ir em micro-ônibus. Tenho muitas coisas pra falar, mas não dar. Eu peço a DEUS que Opere o meu amigo desse mau e que ele pense num que fez.

  4. Luana disse:

    Eu acho uma vergonha uma secretária que nunca deve ter pisado o pé lá alegar que a casa está em condições de receber os pacientes,além disso, essa foto que publicaram por acaso é uma montagem?porquê pela maneira que ela fala a casa é uma mansão e a casa da foto está só os pedaços.Infelizmente é isso,ninguém assume nada,ninguém se responsabiliza por nada e quem necessita dos serviços vai ter que continuar tendo paciência.

  5. dia 16de janeiro! disse:

    TEM GENTE AI QUERENDO SE APARECER QUEM REALMENTE COLOCOU NA MÍDIA FOI OS DIRETORES DO SINDSEMP , DIDI E MARINA,TEVE MUITO GENTE QUE JÀ TINHA CONHECIMENTO DA SITUAÇÃO DA CASA DE APOIO QUE NÃO ERA ADEQUADA PARA HOSPEDAR PACIENTES EM TRATAMENTOS DE SAÙDE, ENTÃO EU SOU ACOMPANHANTE DE PACIENTE QUE VIAJA PARA RECIFE SEMANALMENTE, E ESTAVA LÁ QUANDO DIA 14 DE DEZEMBRO DE 2011 OS DOIS DIRETORES DO SINDSEMP VISITOU E FOTOGRAFOU A CASA QUE ESTAVA EM SITUAÇÃO PÈSSIMA DE HOSPEDAR PESSOAS ENFERMAS NAQUELA OCASIÃO, PORTANTO EU, AGRADEÇO A PRIMEIRA AÇÃO, ESTE JERFERSON SE JA HOSPEDOU NA CASA DE APOIO PQ SÒ AGORA ELE VEIO FAZER DENUNCIAS DA CASA DE APOIO,CHEGOU TARDE PQ A REFORMA ESTAR SENDO FEITA ,ESTOU LA TODA SEMANA E MELHOROU BASTANTE AS CONDIÇÕES DA CASA ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários